terça-feira, 16 de setembro de 2008

Mofo: Jeep

"O Jeep, o Dakota e o Navio de Desembarque foram as três ferramentas que ganharam a guerra".

São palavras do presidente Eisenhower, que definem a importância desse utilitário na Segunda Guerra Mundial.

Nascido dos esforços de guerra dos Estados Unidos, no final da década de 30, o Jeep foi um dos modelos pioneiros no Brasil, sendo fabricado inicialmente pela Willys, em 1956.

Seu nome se originou na sigla "GP" - General Purpose ou Uso Geral.

No final dos anos 60, a Willys foi adquirida pela Ford no Brasil, que fabricou o modelo até 1983.

Como curiosidade, não podemos esquecer que o Jeep serviu de base para um projeto experimental surpreendente.

O Hafner Jeep ou Rotabuggy foi desenvolvido pelo exército britânico, em 1942, para ser lançado de um avião, com sua tripulação embarcada e pronta para sair rodando.

As hélices serviam para controlar a velocidade da queda, que chegava a 243km/h.

3 comentários:

Luís Augusto disse...

... e não podemos esquecer também que o Jeep brasileiro, de acordo com sua comcepção original, foi o meis desenvolvido, já que ganhou o 4 cilindros 2.3 do Maverick a partir de 76.

Felipão disse...

Grande Luís...

Anônimo disse...

oliver


Em matéria de versatilidade, acho que foi o único que superou o fusca.