![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhZlb-uFO3WtmcyQaFTaDpLZFUHY0xpK92je30P5TkwDNAcJmZve8IxaQJMOHo1X42H2jVwCqA7KXZ1AOc0hX3nOgOX14qiaxcqXTJwdZxMJUdtXeIZLKaU-oOpHwPcqqPhJ53QRije7mU/s400/suv2.jpg)
Queriam que fosse criado um jipe multifuncional, que fosse pequeno, fácil de guardar, leve e, numa situação de emergência, que pudesse ser jogado de um avião com pára-quedas.
O projeto não obteve sucesso junto aos militares e, assim, a British Motor Company decidiu vender o jipinho para a população comum, a partir de 1962.
Lançado como Moke -nome utilizado pelos australianos para apelidarem cavalos de péssima qualidade, era equipado com um motor refrigerado a água de 846 cilindradas, que chegava fácil aos 110 Km/h e, muito econômico, fazia cerca de 16 km/l.
Curiosamente, existiu ainda uma versão de oito cilindros, com dois motores. Um tradicionalmente postado na dianteira e outro na traseira.
Grande sucesso de vendas nos Estados Unidos, Europa e Austrália, foi fabricado até 1989.
A partir dali, a Cagiva adquiriu os direitos sobre o pequeno utilitário, produzindo o modelo até 1994.
Lembrando ainda que existe um projeto "revival" desse veículo, o MINI Crossman.
Ao que tudo indica, o novo modelo será lançado no próximo Salão de Paris, marcado para outubro desse ano.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgCzHuwEFkkunbgywzhR9QhZG6xX1ZZF80kvMaRXVZlgv4zME9AjoT-uRYSdo1JW2K0MOvwgvNAzmMTBdkGb42oPQkFogTix_AHohUUDVJxOcwVKTbtbflF3trc8AfYhsm712DsO0GFsxk/s400/suv.jpg)
4 comentários:
Que legal rever o avô do Mini. Gosto mto da história deste carro que é um marco lá na Inglaterra, uma pena não termos nenhum original aqui no Brasil. Até mais
Verdade, Paulo...
Vejo direto uns em São Paulo, com a pintura da Red Bull... carregando uma lata gigante na traseira...
Bela história! Não conhecia o Moke.
Graaaaaaaande visita aqui no blog
Valeu, Luís
Postar um comentário