terça-feira, 11 de maio de 2010

Inovação vetada para 2011

O polêmico duto aerodinâmico, inovação criada pela McLaren, será proíbido para a próxima temporada. Neste final de semana uma reunião realizada pela FOTA dicidiu o futuro do acessório. A maioria das equipes votaram contra, com isso a peça não aparecerá nos bólidos do próximo ano.

Duto McLaren

A falta de segurança e os altos custos foram os argumentos utilizados para vetarem o duto inovador. Christian Horner, que já havia se posicionado contra anteriormente, fez elogios a idéia, mas tratou logo de cornetar. O RB6 não tem, né?

O dispositivo que aumenta a velocidade dos carros nas retas foi criado pela McLaren e provavelmente as cópias não sairão como o original. A única certeza que se tem é o bom funcionamento da peça no MP4/25.

O ataque de Jenson Button sobre Michael Schumacher no Grande Prêmio da Espanha, mostrou claramente a eficiência do duto de ar. Mesmo sem o atual campeão obter sucesso na disputa, ficou bem evidente o ganho de velocidade do inglês em reta. Vale lembrar que ambos os carros estavam equipados com motores Mercedes.

Acredito que a busca por melhorias sempre é válido. Idéias inovadoras na categoria máxima do automobilismo dão a ela o status de número 1. Não me parece ser bem vinda essa proibição. Se é tão perigoso assim por que não mandam tirar agora?

Se a Ferrari tivesse inventado, será que haveria toda essa polêmica?

6 comentários:

Paulo Maeda™ disse...

Bom, tiveram coerência nessa decisão né. A onboard do Alonso mostrar ele tirar a mão do volante pra tampar o bendito buraco do F-Duct soh mostra o quanto é perigoso isso.
Mas uma dúvida minha, a abertura e fechamento não poderia ser feito com algum mecanismo elétrico?

Bruno Aleixo disse...

Uma solução simples e criativa. Se ao invés de tapar um buraco, os pilotos tivessem que apertar um botão no volante, todos estariam batendo palmas.

Bruno Aleixo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Richard disse...

O mais interessante e que todos falam da segurança, mas o sistema da Ferrari e realmente inseguro e perigoso, a ideia da McLaren e interesante e muito bem desenvolvida, agora os criterios de segurança eu questiono.

Marcos Antônio Filho disse...

menos mal, mas ano que vem inventam outra traquitana pra ser proibida, podem apostar!

Ron Groo disse...

Ótimo... Se as bugigangas aerodinâmicas foram banidas de cima dos carros tem mais é que banir de dentro também. Que, mesmo genial, é uma maracutaia.
Que o próximo a sumir seja o difusor.