sábado, 3 de abril de 2010

Malásia, treinos - Comentários e Fotos

Confira a opinião dos pilotos após a classificação para o GP da Malásia:

#1 Jenson Button- Vodafone McLaren Mercedes
"Pensamos que não havia nada a ser feito após a primeira tempestade, então nós esperamos. Depois, o que aconteceu provou que estávamos errados. Durante a minha primeira volta estava tudo ok. O primeiro setor da volta estava seco e o segundo estava molhado. Eu aquaplanei e fiquei preso na caixa de brita. Não havia nada que pudesse ser feito. Foi estranho, uma sensação frustrante. Mas a parte positiva é que estou a frente de meus rivais".

#2 Lewis Hamilton - Vodafone McLaren Mercedes
"Foi apenas um daqueles dias. Havia sido um ótimo fim de semana para nós até a classificação começar. E simplesmete não esperávamos por mais chuva. Nós saímos em momentos parecidos com as outras principais equipes, e o resultado é que muitos de nós não tiveram sorte. Quando eu saí, tínhamos muita bandeiras amarelas. Logo depois, a chuva aumentou. Mas eu fiz o melhor trabalho que podia sob essas circunstâncias. De qualquer forma, estou olhando a corrida de amanhã de forma positiva e vou dar meu coração por ela".

#3 Michael Schumacher - Mercedes GP Petronas
"Estou um pouco desapontado com meu resultado hoje porque ficou evidente no começo da classificação que estávamos bem e eu poderia ter conseguido mais. Na minha última tentativa no Q3, eu queria assegurar um tempo e depois ir para uma segunda volta, mas após a primeira os pneus estavam muito desgastados e não pude fazer mais nada. Parabéns a Nico (Rosberg) por conseguir largar na primeira fila".

#4 Nico Rosberg - Mercedes GP Petronas
"Eu estou realmente feliz por poder largar na primeira fila. Isto é ótimo para mim e para todo o time. Hoje foi muito difícil permanecer na pista, às vezes. Minha volta no Q3 foi, definitivamente, minha melhor do dia e eu consegui um bom tempo na primeira volta rápida. Na segunda volta, os pneus começaram a piorar e não foi possível ser mais rápido. Estou confiante que podemos ter uma ótima corrida, independente se estiver seco ou molhado, e eu estou otimista".

#5 Sebastian Vettel - Red Bull Racing
"Bom trabalho de Mark (Webber) hoje. Foi muito difícil no início da Q3, tinha muita água e a direção da corrida fez certo em chamar a bandeira vermelha. Estava impossível andar. Com tanta água, você acaba nadando mais do que correndo. Na Q3 eu acho que nós fizemos a coisa certa em colocar pneus para pista molhada. A água desapareceu mais rápido do que a maioria pensava, então Mark tinha o melhor jogo de pneus no fim. Mas eu acredito que o terceiro lugar é um ótimo resultado para o time. Eu acho que estamos todos orgulhosos pelo terceiro lugar hoje e tudo é possível amanhã".

#6 Mark Webber - Red Bull Racing
"Foi difícil hoje. Quando você olha a quantidade de água durante a Q1 e a Q2, foi difícil conseguir uma volta limpa, especialmente pela diferença entre alguns carros. Alguns grandes nomes saíram ainda na primeira sessão, o que foi surpreendente. As condições estavam mudando rapidamente e isso mostra como é importante a sensibilidade do tempo. A pole vai para Ciaron, meu engenheiro. Ele fez a chamada correta na Q3. Na última curva eu estava aquaplanando um pouco, mas consegui terminar o trabalho".

#7 Felipe Massa - Scuderia Ferrari Marlboro
"Nós lamentamos muito o que aconteceu. Nós esperamos um pouco antes de sair porque a chuva estava forte e a previsão apontava por uma melhora. Cometemos um erro. Agora precisamos fazer nosso melhor na corrida de amanhã. Vai ser difícil, como sempre que você inicia uma corrida no fim do grid, mas vamos tentar marcar pelo menos alguns pontos. É difícil dizer se o tempo estará melhor ou não. Talvez tenhamos mais chances com chuva, mas também precisamos saber que assim teríamos chances de não completar a prova".

#8 Fernando Alonso - Scuderia Ferrari Marlboro
"Nós estávamos esperando que a chuva parasse e por isso ficamos na garagem por mais tempo que os outros. Quando saímos, as condições pioraram e não pudemos melhorar o tempo. A chuva tornou a sessão uma loteria. Hoje foi péssimo para nós e nos encontramos no lugar errado e na hora errada. Porém, o resultado da classificação só vale no papel, porque os pontos só serão distribuídos ao final da corrida. Claro, começando no fim do grid nos coloca em uma posição difícil. Mas, como vimos no último domingo, em Melbourne, tudo pode acontecer e precisamos confiar em nossas habilidades. Nós devemos fazer nosso melhor para levar pontos para a casa".

#9 Rubens Barrichello - AT&T Williams
"Existem duas maneiras de olhar para a classificação. A positiva é que nós estamos felizes como equipe, mas eu não acho que nós conseguiríamos a quinta e sétima colocações numa condição de pista seca. Deveríamos ter escolhido os pneus intermediários para a última sessão, que poderiam ter me dado um melhor tempo de volta. Mas vamos ver o tempo amanhã porque nessas condições fica tudo aberto para qualquer piloto".

#10 Nico Hülkenberg - AT&T Williams
"Finalmente conseguimos avançar um pouco hoje. Foi muito apertado e minha volta não foi tão perfeita, poderia ter feito um pouco melhor, mas estou feliz onde estou e feliz pela equipe também. O carro provou ser bom em pista molhada e eu gosto de dirigir [nessas condições], por isso estou ansioso para a corrida. Mas muita coisa dependerá do tempo amanhã".

#11 Robert Kubica - Renault F1 Team
"O tempo tornou a classificação muito desafiadora hoje, mas o carro estava bom no molhado e eu passei facilmente da Q1 para a Q2. Para a parte final da classificação, pensamos que a chuva poderia apertar, então forcei muito na minha primeira volta na Q3, o que destruiu meus pneus e tornou difícil melhorar conforme a pista continuava a secar. Mas sexto lugar é uma boa posição para largar e estou ansioso pela corrida. Acho que o tempo pode ter uma grande importância, e se estiver como hoje, a prova pode virar uma loteria".

#12 Vitaly Petrov - Renault F1 Team
"Foi difícil prever o tempo hoje, então decidimos ir para a pista o mais cedo possível, o que foi a decisão certa, porque a chuva se manteve pesada na Q1. Na Q2, o carro estava bom com os pneus intermediários e eu forcei muito ao longo do treino, mas fiquei fora da Q3, o que foi uma pena. Mas 11º é uma boa posição para começar, e se vier mais chuva amanhã, tudo pode acontecer. Meu objetivo é terminar a corrida, espero marcar alguns pontos".

#14 Adrian Sutil - Force India F1 Team
"Foi novamente uma ótima classificação para nós. Como eu esperava, choveu às 4 da tarde, acho que eu disse isso ontem. Foi desafiador, as condições mudaram muito ao longo do treino. As vezes estava chovendo muito, as vezes metade da pista estava molhada, metade seca, então foi muito importante escolher o pneu certo. Fizemos um ótimo trabalho em todas as condições e em todas as partes do treino. Estou muito feliz por estar nesta posição agora. É um ótimo resultado e minha equipe merece".

#15 Vitantonio Liuzzi - Force India F1 Team
"Podemos ficar felizes por termos chegado à Q3, já que era nosso objetivo neste fim de semana. Foi uma boa classificação, a Q3 começou muito molhada, muito parecida com o Brasil no ano passado. Tive um problema na última volta com o freio dianteiro travando e perdi aquela volta, mas é o que acontece nestas condições. Amanhã será uma corrida difícil. Temos muitos carros rápidos à nossa volta, mas como vimos hoje, estamos fortes em todas as condições. Estou ansioso pela corrida".

#16 Sébastien Buemi - Scuderia Toro Rosso
"Estou com raiva porque eu não passei do Q2. Mas não há nada que eu possa fazer sobre isso e vamos ter de enfrentar a corrida a partir de onde estamos. Comecei o Q2 com pneus de chuva, pois as condições [da pista] assim exigiam, mas fiquei na pista por muito tempo e, quando eu entrei e mudei para os intermediários, já era tarde demais, porque a chuva começou a ficar forte outra vez".

#17 Jaime Alguersuari - Scuderia Toro Rosso
"Quando você olha o que aconteceu com alguns dos caras mais rápidos do grid, eu diria que esta classificação é um resultado razoavelmente bom para mim. No entanto, se eu tivesse realizado mais cedo a troca de pneus de chuva para os intermediários no Q2, talvez pudesse ter a chance de chegar ao Q3. Se amanhã as condições forem semelhantes, e acredito que seja esse o caso, você nunca sabe o que poderá acontecer, embora eu particularmente prefira uma corrida no seco".

#18 Jarno Trulli - Lotus Racing
"Foi decepcionante, porque estava indo muito bem. Infelizmente, na minha volta mais rápida, o carro à minha frente rodou, e depois a chuva piorou, então não houve chance de melhorar o tempo de volta. Mas ainda assim é nossa melhor classificação e vamos ver o que acontece".

#19 Heikki Kovalainen - Lotus Racing
"Estou muito satisfeito. Realmente gosto destas condições: é muito difícil julgar sua velocidade e sempre se tem de correr riscos, e o tempo todo você sente que pode perder o controle do carro, mas é um desafio e eu adoro. Em algumas partes da pista, estava muito molhado e chovendo demais, e em outras nem tanto. Chegar à Q2 realmente superou as expectativas para mim e toda a equipe. É claro que tivemos um pouco de sorte hoje, com certeza, mas significa que, mais uma vez, superamos as outras novas equipes. Mesmo com sorte, usamos nossa estratégia da maneira certa. Se olharmos as McLarens e as Ferraris, eles não pensaram que choveria tanto e veja o que aconteceu. Perderam a chance no começo do treino e tiramos vantagem disso. Agora, mal posso esperar para correr amanhã".

#20 Karun Chandhok - HRT F1 Team
"O tempo não estava bom na parte da tarde antes da classificação, e eu não tinha certeza se participaria da classificação também. Foi nossa primeira experiência dirigindo o carro com chuva forte. Fiz o melhor possível".

#21 Bruno Senna - HRT F1 Team
""É muito difícil se manter no traçado nessas condições, mesmo dirigindo com todo cuidado. A água também se acumula em diversos outros pontos. Aliás, nunca vi uma pista para aquaplanar tanto. Como quase todos, saí com pneus intermediários. Meu engenheiro até pediu para eu tentar economizá-los nas voltas iniciais porque havia a tendência da diminuição da chuva. Mas aconteceu o contrário: caiu mais água e acabei escapando depois de perder o contato das rodas com o solo. Depois, ainda voltei com pneus de chuva intensa, mas a pista estava muito mais lenta e perigosa. Erramos na altura, mas não tínhamos experiência aqui nestas condições. O carro estava um pouco baixo, mas esse não é nosso maior drama. Estamos com problemas para fazer os pneus trabalharem corretamente e nos falta pressão aerodinâmica. O que um carro tem de deficiente no seco é muitas vezes amplificado no molhado. Se continuar chovendo desse jeito, não será fácil se manter na pista. Gosto de pilotar na chuva, mas na quantidade que vem caindo é muito complicado".

#22 Pedro De La Rosa - BMW Sauber F1 Team
"Foi uma classificação difícil por causa das condições instáveis. Nunca se sabe quanta água esperar quando se está freando em uma curva. O carro estava muito bom no molhado e poderia ter ficado entre os dez primeiros se tivesse tido uma única volta limpa. Mas mesmo na minha volta mais rápida, tive de ultrapassar dois carros no último setor. Com certeza podemos esperar uma corrida bastante emocionante amanhã".

#23 Kamui Kobayashi - BMW Sauber F1 Team
"Estou muito feliz por ter ido para a Q3 pela primeira vez. No ano passado no Brasil, também com a pista molhada, eu fiquei perto, mas rodei na minha última volta na Q2. Aprendi muito neste treino. No seco, nosso desempenho parece estar um pouco abaixo do esperado, mas estou feliz com minha posição. Não é fácil pilotar no molhado por causa da aquaplanagem, que obviamente se tornará pior se chover amanhã por causa dos carros pesados no começo da corrida. Mas estou determinado a marcar pontos na corrida".

#24 Timo Glock - Virgin Racing
"Tem sido um bom fim de semana para nós até agora. Não tivemos problemas com o carro e conseguimos trabalhar direito durante cada sessão. A classificação foi tranquila para nós, considerando a chuva no começo. Foi importante sair na hora certa, e minha volta na Q1 foi muito boa, me colocando na Q2. Foi bom nos ver fazendo um trabalho melhor do que algumas equipes de ponta, e como resultado, elas vão largar atrás de nós. A Q2 não foi perfeita, apesar de termos saído muito cedo, e isso nos custou uma posição para Heikki. Em geral, temos de ficar satisfeitos com o que conseguimos hoje. É um ótimo resultado para a equipe, e agora há mais motivação para amanhã. Parece que será uma corrida louca, então temos de nos manter focados, ficar na pista e ver como termina".

#25 Lucas Di Grassi - Virgin Racing
"Basicamente, temos um problema com o coletor de combustível, o que me fez andar pesado nos treinos livres e quase não pude correr na classificação. Isso realmente afeta o desempenho geral do carro para a classificação e a corrida. Mas acredito que a equipe virá com uma solução em breve".

2 comentários:

Lucas Ferreira disse...

Reparei, que ambos os pilotos da Ferrari, não colocaram a culpa na equipe ou em alguém, mas em todos eles, sempre falaram nós nas frases.

Abraços

Marcelonso disse...

Felipão,

Alonso,Hamilton e Massa virão numa corrida de recuperação,por outro lado estarão expostos a riscos que seriam desnecessários.

abraço