terça-feira, 13 de abril de 2010

FIA chega a acordo e desiste de banir Briatore e Symonds

Com o apoio de Bernie Ecclestone, a FIA chegou a um acordo com Flavio Briatore e cancelou o banimento do ex-chefe da Renault, que poderá voltar à categoria no fim de 2013. A medida também vale para Pat Symonds, que tinha sido suspenso por cinco anos.

"Ecclestone e Briatore assistem a uma partida do Queens Park Ranger, em Londres. Os dois são acionistas e parceiro do magnata indiano Lakshmi Mittal no clube"

Os dois haviam sido banidos pela FIA no dia 21 de setembro, após envolvimento no escândalo do GP de Cingapura de 2008, quando Nelsinho Piquet, atendendo a uma solicitação de Briatore, bateu seu carro no muro para provocar uma entrada do safety car e beneficiar Fernando Alonso.

A punição, no entanto, tinha sido cancelada pela Justiça francesa, por irregularidades no processo.

A FIA cogitou apelar da decisão, mas desistiu da ideia após chegar a um acordo com Briatore. Em um comunicado publicado nesta segunda-feira, a entidade disse que tanto o ex-chefe da Renault quanto Symonds expressaram arrependimento e pediram desculpas pelos atos.

Tal acordo só foi possível por conta de uma mudança nos estatutos da entidade. Desde que Jean Todt assumiu a presidência, começaram os estudos para uma revisão no conjunto de regras que rege as relações entre a FIA, as equipes e os profissionais da Fórmula 1. Daqui para frente, as coisas poderão ser resolvidas mais na base da conversa.

Em um comunicado, a entidade revelou que o seu Conselho Mundial decidiu adotar um código que servirá, inclusive, de referência para o julgamento dos processos disciplinares. “O Conselho deu ao presidente autoridade para buscar um acordo judicial ou extrajudicial, visando defender os interesses da FIA".

Um comentário:

Ron Groo disse...

E pode escrever, o Torresmo de sunga ainda vai ser presidente da FIA.