sexta-feira, 16 de abril de 2010

China, treinos - Comentários e fotos

Red Bull Racing


Sebastian Vettel (foto), 5º
"Foi bom, não tivemos nenhum grande problema e o carro estava funcionando bem. Completamos muitas voltas, então foi um dia sólido. Os tempos estão próximos, a Mercedes parece competitiva, assim como McLaren e Ferrari. Será disputado amanhã, mas vamos ver. Tive uma boa corrida aqui em 2007, quando terminei em quarto com a Toro Rosso, e no ano passado com a vitória, então há muitas emoções e memórias positivas ligadas a este lugar".

Mark Webber, 6º colocado
"Foi muito bom, foi nossa primeira sexta-feira realmente sem problemas, o que é encorajador. Temos muitas coisas para ver esta noite sobre como os pneus estão aqui. É a primeira pista onde eles estão se comportando de modo um pouco diferente das outras. Acho que a classificação será apertada novamente".

Force India F1 Team


Adrian Sutil (foto), 7º
"Foi um bom dia hoje, sem grandes problemas. As condições da pista não estavam muito boas no início. A aderência melhorou durante o dia, mas ainda estava muito baixa. O balanço do carro estava bom e eu acho que nós fomos bem com ambos os tipos de compostos de pneus. Com isto, eu estou esperando uma classificação semelhante e na corrida uma performance como na Malásia".

Vitantonio Liuzzi, 16º
"Foi difícil hoje. A minha primeira entrada na pista, com os pneus duros, foi boa. O carro estava bem, mas depois nós mudamos para os pneus macios e o carro estava deslizando muito e com dificuldades para acertar a temperatura nos pneus. Foi muito frustrante o carro não ter continuado bem. Isto foi estranho. Nós precisamos verificar este problema, mas eu acho que podemos ser otimistas com a parte do dia em que os pneus duros funcionaram bem".

HRT F1 Team


Karun Chandhok, 21º

"Foi um bom treino. Nós pudemos aprender coisas sobre o circuito. Infelizmente, nós tivemos um problema nos pneus dianteiros. O segundo treino foi útil para nós porque eu pude dar 52 voltas".

Bruno Senna (foto), 23º
"A primeira sessão de treinos foi boa. Nós não tivemos problemas, embora estivessemos sofrendo um pouco com a temperatura do ar. Nós experimentamos uma aderência baixa e tivemos que trabalhar nisto apesar da pista estar suja. A segunda sessão também foi um bom treino, já que conseguimos cumprir nosso programa sem problemas. Estamos otimistas para a classificação de amanhã".

Renault F1 Team


Robert Kubica (foto), 9º

"O primeiro treino não foi muito produtivo para nós, mas à tarde fizemos algumas mudanças e encontramos uma direção melhor e um equilíbrio mais normal para o carro. Procuramos tirar o máximo do nosso programa, com algum trabalho de acerto e algumas voltas de avaliação de pneus. Ainda precisamos melhorar o equilíbrio geral do carro, porque ainda nos falta aderência, principalmente andando com pouco combustível, mas o carro está muito melhor com o tanque cheio".

Vitaly Petrov, 12º
"Foi um bom dia de treinos para mim, sem nenhum problema significativo com o carro. Passamos a maior parte do dia testando algumas opções diferentes de acerto e analisando algumas novas partes, e parece que o carro melhorou. Estou feliz com o equilíbrio geral, mas ainda nos falta um pouco de aderência, então precisamos olhar os dados esta noite para ver onde podemos melhorar".

Mercedes GP Petronas


Nico Rosberg (foto), 2º

"Conseguimos bons progressos no acerto ao longo do dia e tentamos algumas coisas novas, que parecem ter funcionado. Perdi um pouco de equilíbrio com muita saída de traseira no final da tarde, então precisamos analisar a razão disso. A simulação de corrida foi muito boa da minha parte, e com o trabalho que o Michael completou, devemos estar em uma boa posição na nossa avaliação de pneus. O primário parece ser muito semelhante ao da Malásia em termos do nosso ritmo comparado às outras equipes".

Michael Schumacher, 4º
"Os treinos de hoje foram melhores do que eu esperava. A dirigibilidade estava muito boa e parece que demos um pequeno passo à frente. Trouxemos algumas melhorias para cá, incluindo uma nova asa traseira, que ajudou. Então, estou confiante para o resto do fim de semana, mesmo achando que a ordem geral não vá mudar muito das três primeiras corridas. Tive um pouco de falta de sorte esta manhã com um furo no meu pneu traseiro esquerdo".

Lotus Racing


Jarno Trulli, 18º

"Um dia sem problemas, o que é bom, e esperamos que todo o fim de semana continue assim. Eu ainda estou sofrendo um pouco com o acerto do carro, para encontrar o balanço que me deixaria fazer o melhor possível. Mas nós testamos pneus diferentes hoje e focados principalmente no acerto para a corrida, então eu estou razaovelmente feliz. A aderência da pista melhorou com o decorrer do dia".

Heikki Kovalainen (foto), 19º
"Foi um bom dia, apesar do problema que tivemos no fim. O motor desligou sozinho porque nós tivemos um aviso da pressão de óleo, mas nós conseguimos cumprir todo o programa hoje e eu acho que estamos em boa forma para amanhã e para a corrida".

Virgin Racing


Timo Glock (foto), 21º

"Fizemos bons progressos ao longo das duas sessões, e conseguimos melhorar bastante o carro ao longo do dia. As características desta pista são um pouco difíceis para nós. Tivemos dificuldades com as curvas mais lentas, mas pode ser apenas o nível de aderência. “Precisamos agora olhar para tudo o que aprendemos hoje e ter a certeza de que escolhemos a direção correta. Existe uma grande quantidade de dados para passar esta noite, mas estou otimista de que podemos ter um bom fim de semana aqui.”

Lucas Di Grassi, 23º
“Nós tivemos um dia muito bom hoje ao completar 55 voltas, quase a distância de uma corrida. Esse foi nosso objetivo principal hoje: cumprir nosso programa e identificar potenciais problemas. Nós ainda podemos tirar muito desempenho do carro. Eu espero que nós possamos melhorar amanhã e na corrida e terminar o fim de semana como o melhor dos novos times mais uma vez.”

BMW Sauber F1 Team


Kamui Kobayashi, 12

"A pista melhorou muito durante o dia. Havia muita sujeira pela manhã e depois as condições normais voltaram. Nós não tivemos problemas e o programa correu bem. O balanço do carro está ok, mas ainda precisamos encontrar um ritmo melhor. Esta é uma pista boa e desafiadora. Acredito que todos verão boas ultrapassagens durante a corrida".

Pedro de la Rosa (foto), 13º
"Tratamos o dia muito como um dia de testes. Tentamos diferentes opções de acertos e, no fim, o carro ficou um pouco melhor. No fim da segunda sessão, comparamos os pneus mais macios e os mais duros. O tempo de volta com o composto mais mole não foi bom o suficiente em comparação ao mais duro. Temos que nos aprofundar nisso agora"

Scuderia Toro Rosso


Jaime Alguersuari, 8º

"Outro novo circuito para mim. Este é impressionante, difícil e técnico, mas gostoso de dirigir. Hoje foi um bom dia para mim, nós trabalhamos muito, tentando diferentes cargas de combustível e trabalhando no acerto do carro, assim como no acerto dos pneus. O pneu macio funcionou muito bem para nós e deve ser bom na corrida. Nós ainda temos trabalho a fazer para melhorar amanhã, mas eu estou feliz com o que nós conseguimos".

Sebastien Buemi, 24º
"Não há muito o que dizer sobre o que aconteceu. Eu pisei no freio, as rodas saíram e foi isso. Fisicamente, eu estava bem. Mas tenho que dizer que estou muito frustrado por não poder correr as três horas de treino. Eu vou tentar ajustar o carro no sábado pela manhã e nós vamos usar o relatório de Jaime (Alguersuari) para ver o que fazemos".

Vodafone McLaren Mercedes


Lewis Hamilton, 1º

"Podemos ter liderado os dois treinos, mas não acho necessariamente que os tempos de hoje nos coloquem como favoritos para esta corrida. O carro está bom, mas nosso ritmo parece muito parecido com os outros carros na simulação de corrida. Todos dizem que temos vantagem nas retas, mas não é verdade. Os outros carros têm a mesma velocidade no final da reta. Estamos um pouco mais rápidos do que algumas equipes, mas eles conseguem andar com mais pressão aerodinâmica. É questão de ter um bom equilíbrio, e sinto que temos isso".

Jenson Button, 3º
"Hoje foi bom. Esta tarde foi um pouco frustrante: na minha tentativa com pneus novos, peguei tráfego, o que se vê em todos os treinos, mas o trabalho que temos feito e a direção que tomamos têm sido positivos. Ainda há mais algumas coisas que precisamos fazer, mas estamos quase tirando o máximo do carro, principalmente na simulação de corrida. Estamos indo na direção certa".

AT&T Williams


Rubens Barrichello (foto), 15º

"Hoje saiu como planejado, trabalhamos no acerto e em algumas modificações aerodinâmicas. Tivemos cuidado com os motores, então nossos tempos são os esperados. Nosso objetivo amanhã é ir para a terceira parte da classificação".

Nico Hulkenberg, 17º
"O trabalho foi bastante duro hoje. Temos alguns problemas para resolver antes da classificação de amanhã, mas estou confiante de que conseguiremos. Usamos uma nova asa dianteira no carro, que nos deu resultados positivos".

Scuderia Ferrari Marlboro


Fernando Alonso (foto), 10º

"Claramente, não estou feliz por ter tido um problema de motor, mas não estou tão preocupado com isso. O motor que eu tinha esta manhã era o que trocamos após a classificação no Bahrain, e sabíamos que, mais cedo ou mais tarde, ele falharia. Aconteceu hoje, mas não afetou tanto nosso plano dos motores. Também fizemos vários testes dos novos componentes aerodinâmicos, como a asa traseira".

Felipe Massa, 11º
"Estou satisfeito com o andamento do dia de treinos. Completamos muitos quilômetros, nos concentrando principalmente na preparação do carro para a corrida de domingo. Também avaliamos novos componentes aerodinâmicos, não apenas para esta corrida, garantindo dados importantes que agora serão analisados pelos engenheiros. Fizemos a comparação entre os dois tipos de pneus que a Bridgestone trouxe. Acho que muitas equipes estarão competitivas, não apenas McLaren e Red Bull, mas também a Mercedes, que progrediu".

Um comentário:

Marcelonso disse...

Felipão,

Como diz aquela velha máxima "Treino é treino,jogo é jogo".

Hoje teve gente que jogou pra torcida com baixa gasolina a bordo e pneus moles,enquanto outros andaram com mais peso e pneus duros,quer dizer pouco conclusivo.

O que deu pra notar é que os ingleses estão com um foguete na reta.
No terceiro treino deveremos ter uma idéia melhor

abraço