sexta-feira, 2 de abril de 2010

Malásia, dia 1 - Comentários e Fotos

Confira a opinião dos pilotos após o treino livre para o GP da Malásia:

#1 Jenson Button- Vodafone McLaren Mercedes
"Levou algum tempo para eu conseguir a aderência com o acerto de hoje. Eu não estava satisfeito a princípio, não tinha um equilíbrio que me deixasse feliz, mas perto do final do treino, começou a melhorar. E isso foi encorajador. É bom ver que estamos progredindo próximo do final, porque era o que queria".

#2 Lewis Hamilton - Vodafone McLaren Mercedes
"Sepang é um lugar muito especial. Precisa-se de muita aderência na traseira, um bom equilíbrio e um carro que passe bem sobre as zebras sem destruir os pneus. E nunca é uma combinação fácil de encontrar. Tivemos um bom primeiro dia hoje. Tenho uma boa sensação no carro, provavelmente é a melhor que já tive neste circuito. Toda vez que entro na pista este ano, sempre parece melhor do que da última vez, o que é muito positivo. Ainda estamos tentando tirar algo melhor dos pneus, mas progredimos um pouco. Esta tarde, eu quis conversar com meus engenheiros e fazer algumas mudanças. Ainda não sabemos onde os outros estão, então precisamos nos manter concentrados no nosso desempenho, mas estamos otimistas de que demos um pequeno passo à frente".

#3 Michael Schumacher - Mercedes GP Petronas
"Em geral, estou muito feliz com nosso trabalho hoje, os treinos livres foram muito mais do que esperávamos. Tivemos um problema nos freios esta manhã, então não andei imediatamente, mas assim que entrei na pista, senti que tinha um bom ritmo. No entanto, temos de ser realistas sobre nosso desempenho, talvez ainda esteja faltando um pouco comparado so líderes. O bom é que se pode tentar encontrar traçados diferentes para ganhar tempo, já que esta pista é bem larga. Mas, no final, como de costume, teremos de esperar para ver como a classificação e o tempo vão se desenvolver".

#4 Nico Rosberg - Mercedes GP Petronas
"Nosso programa saiu de acordo com o planejado hoje, progredimos ao longo dos dois treinos. A avaliação dos pneus que completamos foi particularmente útil, então temos muito a fazer esta noite para ver se é possível continuar melhorando o carro para a classificação. Sempre é difícil aqui na Malásia com o calor e a umidade, mas Sepang é um dos meus circuitos favoritos".

#5 Sebastian Vettel - Red Bull Racing
"Tive alguns pequenos problemas hoje, mas nada significativo. Infelizmente, Mark teve de parar e não pôde terminar o treino, parece que seu motor falhou. Não fiquei 100 por cento feliz hoje, acho que ainda precisamos de mais velocidade. As McLarens e a Mercedes parecem rápidas e a Ferrari teve um ritmo decente na simulação de corrida, então temos de ver onde estamos. Este circuito é um dos mais duros devido às condições de calor e umidade".

#6 Mark Webber - Red Bull Racing
"Foi o motor. Nunca queremos que sua sexta-feira seja atrapalhada, e o problema de hoje custou muito tempo de pista, mas o carro parece muito bom nas curvas de alta e também nas de baixa. Nunca é ideal perder um motor, mas aconteceu. É bom que Vettel esteja lá na frente, é onde esperávamos estar. Teria sido bom avaliar os pneus opcionais hoje, mas faremos isso amanhã".

#7 Felipe Massa - Scuderia Ferrari Marlboro
"Como sempre, é difícil ter um cenário e tirar conclusões precipitadas após estas três horas de treinos livres. Adotamos um programa diferente das outras equipes grandes, então não podemos dizer onde estamos comparados a elas. O que está claro é que Red Bull e McLaren parecem estar muito bem. Vamos esperar para ver o que podemos fazer na classificação e principalmente na corrida. Tentamos encontrar um bom acerto e entender o comportamento dos pneus. O carro está bom de pilotar. Só precisamos trabalhar um pouco mais para melhorar nosso desempenho direto, mas não temos problemas em nenhuma área em particular. Mais uma vez, agora em uma pista com uma variedade de muitas curvas rápidas, tenho uma boa sensação no F10".

#8 Fernando Alonso - Scuderia Ferrari Marlboro"O ponto negativo de olhar qualquer significado nos tempos de sexta-feira é que sou sétimo, mas poderia muito bem ter sido segundo ou último, e não teria mudado nada. Tudo depende da diferença entre o programa adotado pelas equipes. Estamos muito felizes com o que fizemos, e as primeiras impressões são de que não há razão para esperar um cenário muito diferente do que vimos no Bahrain e Austrália, parcialmente porque, em quatro dias, não dá para mudar muita coisa. Como antes, espero que Red Bull, McLaren e Mercedes estejam muito competitivas, e vamos ter de fazer nosso melhor. Não será fácil, mas não há razão para ser pessimista. A temperatura do motor, freios, pneus e também do piloto será um fator importante, que teremos de manter sob controle".

#9 Rubens Barrichello - AT&T Williams
"Foi um dia duro para nós. Eliminamos muitas dúvidas sobre o carro, mas sentimos que não estamos tão rápidos quanto deveríamos, então temos muito trabalho a fazer esta noite para descobrir o motivo".

#10 Nico Hülkenberg - AT&T Williams
"Foi um dia muito difícil, certamente não o ideal. Tivemos alguns problemas técnicos no meu carro, ainda não sei exatamente o que aconteceu. Precisamos encontrar mais velocidade para a classificação".

#11 Robert Kubica - Renault F1 Team
"Foi uma sexta-feira comum. Nós trabalhamos em acostumar com as características da pista. Durante a manhã, fizemos alguns testes para entendermos e melhorar o balanço do carro. Pela tarde, trabalhamos na evolução dos pneus. Eu não tive problemas durante as duas sessões. Então, de um modo geral, demos um grande passo adiante nesta sexta-feira".

#12 Vitaly Petrov - Renault F1 Team
"O balanço do carro como um todo foi muito bom hoje e certamente melhoramos em relação a Melbourne. Infelizmente eu tive um problema com a bomba de combustível durante a manhã e com um vazamento de água na parte da tarde. Problemas que me custaram um bom tempo na pista. Ainda temos muito trabalho a fazer e amanhã de manhã eu espero encontrar o melhor acerto para o carro e ir bem no treino classificatório".

#14 Adrian Sutil - Force India F1 Team
"Foi uma sexta-feira muito boa. Eu precisei de um pouco de paciência no começo da manhã porque a pista estava um pouco suja, então estava apenas pilotando para reconhecer o circuito. Na parte da tarde foi mais difícil, porque a temperatura da pista estava quente e foi difícil manter os pneus sob controle. Temos algumas coisas para ajustar, mas creio que estaremos bem para amanhã. Nós estamos entre os dez primeiros, atrás apenas das principais equipes. Acredito que vai ser um dia interessante, provavelmente com chuva também".

#15 Vitantonio Liuzzi - Force India F1 Team
"Foi um bom dia de treino para a equipe. Eu perdi a sessão da manhã, mas nós fizemos o trabalho mais importante, que era de entender os pneus e então pudemos seguir com nossas metas. Estamos felizes. E embora o carro tenha saído de frente nas curvas de alta velocidade, ele está respondendo bem. Aparentemente a classificação aqui vai ser interessante se a chuva começar na hora do treino. Mas estou que poderemos lidar com esses problemas".

#16 Sébastien Buemi - Scuderia Toro Rosso
"Estou feliz com os treinos de hoje. De manhã, nos concentramos em descobrir como o carro se comporta nesta pista, e à tarde, demos muitas voltas, incluindo um long run, para ver o comportamento dos pneus. Na maior sequência, dei 30 voltas, mais da metade da distância da corrida, e embora as condições de alta temperatura e umidade estejam duras, eu estava me sentindo bem no cockpit. Estou ansioso por amanhã, porque acho que estabelecemos uma boa base para trabalharmos no último treino livre antes da classificação".

#17 Jaime Alguersuari - Scuderia Toro Rosso
"Esta é outra pista nova para mim, apesar dos treinos no simulador. Pilotar nela de verdade é diferente, e tive um pouco de dificuldade para aprendê-la, ao mesmo tempo em que tento entender o comportamento dos dois tipos de pneus. A simulação de corrida à tarde foi boa. Perdi um pouco de tempo esta manhã com um problema elétrico, mas melhoramos ao longo do dia e ainda há mais por vir".

#18 Jarno Trulli - Lotus Racing
"No começo estávamos tendo um dia difícil, mas consegui fazer um bom trabalho no carro e acabou sendo duas boas sessões de treinos para nós. Nós estamos competitivos se comparados às outras equipes estreantes, mas está sendo difícil brigar com as melhores equipes. Nós precisamos trabalhar em alguns detalhes do carro, mas isso só será possível em Barcelona. Estou feliz com as sessões de treinos, se comparadas às duas corridas anteriores. Eu gosto de correr no calor e estou olhando de forma positiva para o treino de amanhã e a corrida de domingo".

#19 Heikki Kovalainen - Lotus Racing
"Estou orgulhoso do carro. Obviamente eu não tive muito tempo de treino hoje, mas eu me senti bastante confiante. Estou otimista para a corrida e eu acho que nós estamos em ótima forma. Nós tentamos um acerto diferente com meu carro e demorei algumas voltas para me acostumar. Mas estou realmente orgulhoso e otimista para estar no carro novamente amanhã. O clima é muito quente e úmido, são condições difíceis, mas estou me sentindo muito bem".

#20 Karun Chandhok - HRT F1 Team
"A sessão de treinos foi produtiva para nós porque conseguimos andar bastante. É positivo que tenhamos feito muitas voltas, o que é nosso objetivo para este fim de semana".

#21 Bruno Senna - HRT F1 Team
"O foco era a confiabilidade e a quilometragem foi atingida. Agora, acho que já podemos pensar em melhorar a performance. Funcionamos melhor com os pneus macios. Com estes não faltou grip. Foi muito legal entrar na pista logo que ela abriu e completar todo nosso programa de testes. Isso nos deixa ansiosos pela terceira sessão de treinos e, quem sabe, numa boa classificação amanhã".

#22 Pedro De La Rosa - BMW Sauber F1 Team
"Foi uma sexta-feira muito positiva, já que conseguimos fazer muitos testes e experimentamos coisas diferentes, incluindo o sistema da nossa nova asa traseira. Com relação ao equilíbrio, estou mais feliz com o carro agora do que na Austrália, e me diverti nas curvas de alta velocidade do circuito de Sepang. Porém, precisamos melhorar um pouco nosso ritmo".

#23 Kamui Kobayashi - BMW Sauber F1 Team
"O carro parece estar melhor do que na semana passada em Melbourne, mas precisamos continuar trabalhando duro para encontrar um ritmo melhor. Para mim, é bom conhecer muito bem a pista, isso facilita tudo. Pilotando, o calor não é um problema, mas quando você está dentro do carro na garagem, esperando pela próxima saída, quase cozinha. No treino da tarde, o asfalto estava muito quente, quando alcançou 50 graus, e foi duro para os pneus. Mas talvez seja uma experiência útil, já que a classificação e a corrida também são à tarde".

#24 Timo Glock - Virgin Racing
"Nós tivemos um bom treino livre hoje, sem grandes problemas. O que é ótimo para nós e nos deixa otimistas para o restante do fim de semana. Depois tivemos um pequeno problema com a direção, assim não pudemos fazer boas tentativas no fim do treino. Mas, em geral, a equipe fez um excelente trabalho e eu estou orgulhoso e otimista. Isso é um ótimo sinal para o resto do fim de semana".

#25 Lucas Di Grassi - Virgin Racing
"Foi um dia muito bom para nós, sem que os problemas aparecessem. O carro está bom e há bastante performance para vir, mas estamos muito felizes porque foi a nossa melhor sexta-feira até agora. E isso quer dizer que estamos evoluindo em termos de desenvolvimento do carro".

2 comentários:

Marcelonso disse...

Felipão,

Estamos esperando por uma classificação e corrida eletrizantes com a presença da chuva,queremos um grid bem maluco.


abraço

Carlos Junior / Deyvison Nascimento disse...

Fala galera. Estou aqui para divulgar meu blog com parceria com Deyvison Nascimento ( ex parceiro do Leandro Montianele, no Loucos por F1). Estava querendo uma parceria. Vou adicionar o blog de vocês ao meu. Se puderem dar uma força. Qualquer coisa entrem em contato: cmjr89@gmail.com

Valeu, muito bom o blog!