segunda-feira, 29 de março de 2010

Voltas Rápidas - Austrália

Com um corrida empolgante – justamente na que aconteceu de madrugada-, cenas inusitadas não faltaram. Abaixo estão relacionadas apenas cinco, devidamente  comentadas e traduzidas.

1. Existem meios fácéis de ver se um carro de Fórmula 1 é ruim ou bom. Primeiro, o seu posicionamento no grid de largada. No caso da Virgin-Manor, os carros nem ficaram no grid, mas a cena mais reveladora vem a seguir:

28.03.2010 Melbourne, Australia, 
Fernando Alonso (ESP), Scuderia Ferrari gets overtaken by the safety car - Formula 1 World Championship, Rd 2, Australian Grand Prix, Sunday Race - www.xpb.cc, EMail: info@xpb.cc - copy of publication required for printed pictures. Every used picture is fee-liable. © Copyright: Davenport / xpb.cc

Na primeira curva, o Safety Car já ultrapassava os dois carros da equipe, enquanto Fernando Alonso retomava a direção correta.

2. O desempenho fraco das estreantes, já causa preocupação nos boxes. Richard Brason, proprietário da Virgin, segue seu plano de lançar um ônibus espacial tripulado, que contaria, entre outros, com Rubens Barrichello e, no comando da operação, Niki Lauda. O austríaco, que já viu a morte de perto nos tempos de Fórmula 1, está apreensivo:

lauda indo para o espaço

3. Os grandes prêmios sempre são paraísos de celebridades. A bola da vez (sem trocadilho), foi o ator John Travolta, que teve o prazer de dar a bandeirada final e premiar o segundo colocado no pódio, o polonês Robert Kubica. Nessas ocasiões, sempre surgem algumas reflexões:

(L to R): John Travolta (USA) Actor with Michael Schumacher (GER) Mercedes GP.
Formula One World Championship, Rd 2, Australian Grand Prix, Race Day, Albert Park, Melbourne, Australia, Sunday 28 March 2010.

4. Depois de muitas críticas com a falta de competitividade, ultrapassagens e o excesso de dispositivos eletrônicos que facilitam a vida do piloto, a FIA resolveu adotar uma medida simples: instalou seis cones que se movem lentamente pela pista. Um exemplo da atuação desse modelo e como Fernando Alonso encontrou uma brecha para se livrar dos obstáculos:

alonso e os cones

5. Enquanto todos atiravam pedras na escolha de Jenson Button em ir para a McLaren, muitos não imaginavam que o carro da McLaren poderia ser bem mais competitivo que o da Mercedes. O piloto inglês já cravou sua primeira vitória na nova equipe e se mostra adaptado. O que muitos não sabem, é que o pai de Button se sente em casa. Além da camisa combinar com o tom do rosto (sempre vermelho), a troca de Itaipava quente por Johnnie Walker é uma mudança que agradou, e muito, o Sr. Button:

28.03.2010 Melbourne, Australia, 
Jessica Michibata (JPN) and Jenson Button (GBR), McLaren Mercedes  - Formula 1 World Championship, Rd 2, Australian Grand Prix, Sunday Podium - www.xpb.cc, EMail: info@xpb.cc - copy of publication required for printed pictures. Every used picture is fee-liable. © Copyright: Charniaux / xpb.cc

Próxima parada, Malásia, já neste final de semana.

Um comentário:

GP Oficina Mecânica disse...

Ótima foto do Alonso atras dos carros da Hispania e Virgin...

Realmente uma situação complicada...

Carlos Eduardo Szépkúthy