terça-feira, 9 de março de 2010

A vantagem da Sauber

Prestem atenção no comportamento da BMW-Sauber neste início de Campeonato. Recentemente, a Bridgestone revelou que o modelo utilizado pela equipe na pré-temporada na Espanha, o C29, foi o que manteve os pneus em melhores condições por mais tempo.

"Pedro de La Rosa"

"Olhando para o desempenho das equipes mais rápidas (Ferrari, McLaren, Red-Bull e Mercedes GP), podemos observar que a tendência de degradação é muito, muito semelhante" revelou o chefe de desenvolvimento da fornecedora de pneus da categoria, o japonês Hirohide Hamashima.

"No início, com 150kg, tanto com o composto médio quanto com o macio, existe pouca diferença - portanto, podemos esperar um ritmo muito parecido. Contudo, a Sauber é mais consistente".

Quando perguntado se, em razão disso, a equipe suíça poderia optar por pneus diferentes de duas rivais para melhorar o desempenho em classificação, Hamashima confirmou: "Sim, é possível".

"Com um carro rápido, você pode ter a possibilidade de fazer isso. Em algumas pistas como a de Barcelona, será algo muito interessante de se observar, já que o circuito é exigente e o pneu macio pode servir apenas para uma boa volta".

"Até mesmo em lugares como Mônaco e Bahrein, que não exigem tanto dos pneus, a especificação que mostrar o melhor tempo deve ser a melhor para a corrida - o que também poderá tornar as coisas interessantes".

O diretor técnico da BMW-Sauber, Willy Rampf reconheceu que a equipe teve uma performance destacada em relação aos demais na questão dos pneus.

"O carro não possui problemas de estabilidade, e seu desempenho e equilíbrio nas cargas altas de combustível é um ponto forte", disse. "Nosso carro permite que façamos 'stints' razoáveis de tempo sem prejudicar os pneus.

"Isso vai ajudar a manter estratégias mais flexíveis, já que você não é obrigado a parar por desgaste dos pneus."

7 comentários:

Marcelonso disse...

Felipão,

Vejam como são as coisas,ano passado a BMW bateu o pé e fez quase todos usarem o tal KERS.

No fim das contas se revelou um fiasco o carro dos alemães.

E no ano em que bateram em retirada,sem KERS e com o carro projetado por eles,a Sauber pode surpreender.

abraço

Marcos Antônio Filho disse...

vai dar trabalho a Sauber, pelo menos enquanto tiver dinheiro...

Leandro Montianele disse...

Os testes coletivos mostraram o bom desempenho da Sauber. Acredito que serão a grande surpresa dessa temporada. Torço para que isso aconteça.

F-1 A.L.C. disse...

ali vai a minha equipe com uma vantagem inicial!! tou esperando pra ver o que seu peter faz este ano

e ainda temos que contar com a boa educação dos rookies cedendo o paso pras pessoas de idade como PDLR(imagino que não vão se comportar como motorista de ónibus paulista, né?)

Fábio Andrade disse...

Talvez sob o calor escaldante de Sepang a Sauber consiga alguma vantagem concreta. Isso se a corrida lá chegar ao fim, né?

Fábio disse...

Será que a alma Brawn ressusitará com a sauber? Já imaginou um piloto japonês sendo campeão mundial? Parece exagero, mas...

GUSTAVO disse...

pois é a sauber pode surpreender esse ano e levar vantagem com relação ao desgaste dos pneus tomara que sim.

abraço