segunda-feira, 22 de março de 2010

Semana do GP da Austrália

Depois de uma prova chata e apática, os fãs querem esquecer a primeira etapa do Mundial de Fórmula-1 e eleger, mesmo que extra-oficialmente, o Grande Prêmio da Austrália como o verdadeiro palco de abertura do Campeonato de 2010. E ingrediente é o que não falta.
Mistura de circuito de rua com autódromo fechado, a etapa australiana conta com uma pista rápida, técnica e traiçoeira - com muros ao redor do circuito, asfalto bastante irregular e um traçado cheio de curvas fechadas e trechos sinuosos.

Nos últimos anos, tivemos corridas com muitas rodadas, toques e acidentes. Desde 2002, inclusive, foram 11 intervenções do Safety-Car, fato que torna o Circuito de Albert Park o recordista nesse quesito.

Em 82 edições, o GP da Austrália tem como seus maiores vencedores o australiano Lex Davison (1923 - 1965) e o alemão Michael Schumacher, com quatro vitórias cada um. Entre os construtores, Ferrari e McLaren foram os que obtiveram maior sucesso, com dez vitórias.

Citações:

Michael Schumacher - “O GP da Austrália tem sido um dos pontos altos do calendário da Fórmula 1. Sempre cheguei cedo ao país, para passar alguns dias treinando, relaxando e me adaptando ao fuso horário. Tenho muitas lembranças boas de Melbourne e, na maioria das vezes, vemos corridas interessantes lá”.

Jenson Button - "Acredito que nosso carro se adapta à pista de Melbourne, que conta com setores de baixa velocidade e muitas curvas rápidas”.

Nico Rosberg - "Correr em vias públicas é um desafio, pois sempre está sujo no começo e temos de enfrentar muitas ondulações. Além disto, com a mudança no horário da corrida, feita no ano passado, o pôr-do-sol trouxe um dos maiores problemas lá. O GP da Austrália sempre foi de muito sucesso para mim. Pontuei nas minhas últimas três vezes lá e meu primeiro pódio também aconteceu em Melbourne, quando fui o terceiro colocado em 2008. Trata-se de uma sensacional cidade, que eu adoro visitar".

Programação:

25/03 quinta: treino 1 às 22:30 - Sportv
26/03 sexta: treino 2 às 2:30 - Sportv
27/03 sábado: treino 3 às 0:00 - Sportv
27/03 sábado: qualificação às 3:00 - Globo
28/03 domingo: corrida às 3:00 - 58 voltas - Globo

Recorde da pista: 1:24.125 - Michael Schumacher (2004)

Em 2009:

Melhor tempo: R. Barrichello - Brawn Mercedes - 1:24.783 (Q2 667kg)
Pole: J. Button - Brawn Mercedes - 1:26.202
Melhor volta na corrida: N. Rosberg - Williams Toyota - 1:27.706 (48)

Classificação

01 Jenson Button Brawn Mercedes 1h34min15s784
02 Rubens Barrichello Brawn Mercedes +0.8s
03 Jarno Trulli Toyota +1.6s
04 Timo Glock Toyota +4.4s
05 Fernando Alonso Renault +4.8s
06 Nico Rosberg Williams Toyota +5.7s
07 Sebastien Buemi Toro Rosso Ferrari +6.0s
08 Sebastien Bourdais Toro Rosso Ferrari +6.2s
09 Adrian Sutil Force India Mercedes +6.3s
10 Nick Heidfeld BMW.Sauber +7.0s

Desclassificado: Lewis Hamilton - McLaren Mercedes +2.9s

Todos os vencedores do GP da Austrália

Melbourne

2009 - Jenson Button (Brawn-Mercedes)
2008 - Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes)
2007 - Kimi Räikkönen (Ferrari)
2006 - Fernando Alonso (Renault)
2005 - Giancarlo Fisichella (Renault)
2004 - Michael Schumacher (Ferrari)
2003 - David Coulthard (McLaren-Mercedes)
2002 - Michael Schumacher (Ferrari)
2001 - Michael Schumacher (Ferrari)
2000 - Michael Schumacher (Ferrari)
1999 - Eddie Irvine (Ferrari)
1998 - Mika Häkkinen (McLaren-Mercedes)
1997 - David Coulthard (McLaren-Mercedes)
1996 - Damon Hill (Williams-Renault)

Adelaide

1995 - Damon Hill (Williams-Renault)
1994 - Nigel Mansell (Williams-Renault)
1993 - Ayrton Senna (McLaren-Ford)
1992 - Gerhard Berger (McLaren-Honda)
1991 - Ayrton Senna (McLaren-Honda)
1990 - Nelson Piquet - (Benetton-Ford)
1989 - Thierry Boutsen - Williams-Renault)
1988 - Alain Prost (McLaren-Honda)
1987 - Gerhard Berger (Ferrari)
1986 - Alain Prost (McLaren-TAG)
1985 - Keke Rosberg (Williams-Honda)

Fórmula Pacific, F-5000, Tasman Series e eventos pré/pós-guerra

Ano, piloto, conjunto e pista:
1984 - Roberto Moreno (Ralt-Cosworth) - Calder
1983 - Roberto Moreno (Ralt-Cosworth) - Calder
1982 - Alain Prost (Ralt-Cosworth) - Calder
1981 - Roberto Moreno (Ralt-Cosworth) - Calder
1980 - Alan Jones (Williams-Cosworth) - Calder
1979 - Johnnie Walker (Lola-Chevrolet) - Wanneroo
1978 - Graham McRae (McRae-Chevrolet) - Sandown Park
1977 - Warwick Brown (Lola-Chevrolet) - Oran Park
1976 - John Goss (Matich-Repco) - Sandown Park
1975 - Max Stewart (Lola-Chevrolet) - Surfers Paradise
1974 - Max Stewart (Lola-Chevrolet) - Oran Park
1973 - Graham McRae (McRae-Chevrolet) - Sandown Park
1972 - Graham McRae (Leda-Chevrolet) - Sandown Park
1971 - Frank Matich (McLaren-Repco) - Warwick Farm
1970 - Frank Matich (McLaren-Repco) - Warwick Farm
1969 - Chris Amon (Ferrari) - Lakeside
1968 - Jim Clark (Lotus-Cosworth) - Sandown Park
1967 - Jackie Stewart (BRM) - Warwick Farm
1966 - Graham Hill (BRM) - Lakeside
1965 - Bruce McLaren (Cooper-Climax) - Longford
1964 - Jack Brabham (Brabham-Climax) - Sandown Park
1963 - Jack Brabham (Brabham-Climax) - Warwick Farm
1962 - Bruce McLaren (Cooper-Climax) - Caversham
1961 - Lex Davidson (Cooper-Climax) - Mallala
1960 - Alec Mildren (Cooper-Maserati) - Lowood
1959 - Stan Jones (Maserati) - Longford
1958 - Lex Davidson (Ferrari) - Bathurst
1957 - Lex Davidson e Bill Patterson (Ferrari) - Caversham
1956 - Stirling Moss (Maserati) - Albert Park
1955 - Jack Brabham (Cooper-Bristol) - Port Wakefield
1954 - Lex Davidson (HWM-Jaguar) - Southport
1953 - Doug Whiteford (Talbot-Lago) - Albert Park
1952 - Doug Whiteford (Talbot-Lago) - Bathurst
1951 - Warwick Pratley (George Reed Special) - Narrogin
1950 - Doug Whiteford (Ford) - Nuriootpa
1949 - John Crouch (Delahaye) - Leyburn
1948 - Frank Pratt (BMW) - Point Cook
1947 - Bill Murray (MG) - Bathurst
1939 - Alan Tomlinson (MG) - Lobethal
1938 - Peter Whitehead (ERA) - Bathurst
1937 - Les Murphy (MG) - Victor Harbor
1935 - Les Murphy (MG) - Phillip Island
1934 - Bob Lea-Wright (Singer) - Phillip Island
1933 - Bill Thompson (Riley) - Phillip Island
1932 - Bill Thompson (Bugatti) - Phillip Island
1931 - Carl Junker (Bugatti) - Phillip Island
1930 - Bill Thompson (Bugatti) - Phillip Island
1929 - Arthur Terdich (Bugatti) - Phillip Island
1928 - Arthus Waite (Austin) - Phillip Island

6 comentários:

Janus disse...

Austrália sempre vale a pena acordar de madrugada. Vamos ver se vai vai dar alguma cagada desta vez na curva 3!

Ron Groo disse...

Tomara que a chatisse da primeira prova não afaste os espectadores.

Anônimo disse...

A propósito dos mais recentes surtos de "siglismo" (*), é interesante notar que elas - as siglas - estiveram sempre presentes no mundo da velocidade.

Só nessa lista de vencedores dos GPs australianos temos: MG, ERA, BMW, HWM, BRM e TAG.

E já tivemos um sem-número de outras: JAP, SVA, EL, MSM, EMW, AFM, OSCA, JBW, LDS, BRP, MBM, ENB, ATS (duas vezes! nos anos 60 e nos anos 80), LEC, RAM, AGS, BAR, MF1 e talvez outras mais...

E, no próximo domingo na Austrália, teremos a chance de ver qual sigla terá melhor desempenho: RBR, STR, HRT ou VRT (VR o que???)... e se forçarmos a barra mais um pouquinho, ainda tem VMM (McLaren), MGP (Mercedes), SMF (Ferrari), ATTW (Williams), RF1 (Renault), FIT (Force India), LF1 (Lotus) e BMWS (BMW Sauber).

Então, domingo, na RGT veremos no GP de F1 quem será o melhor nessa corrida da FIA.

Valeu F!!

um abraço,
R

Anônimo disse...

Em tempo...

(*) Siglismo = doença estadunidense que provoca a comunicação por siglas.

um abraço,
R

Daniel Médici disse...

A Austrália meio que ganhou essa "vocação" para aberturas de campeonato ao longo dos últimos anos... E é estranho ver uma etapa em Melbourne que não seja uma abertura de campeonato. Eu me lembro de 2006, da impressão de que tinha algo de 'deslocado'.

Mas enfim, 2006 foi uma corrida fantástica... Espero que o retrospecto ajude.

Anônimo disse...

naked woman [url=http://nudephotos.yuku.com/topic/4/master/1/] naked tape[/url] celebrities naked