quarta-feira, 17 de março de 2010

Nova polêmica envolve buraco

Depois de provocar muito barulho na temporada passada, os difusores voltaram a ser o assunto principal deste início desta temporada. Tanto que a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) deve divulgar até o Grande Prêmio da Austrália um relatório detalhado sobre as peças utilizadas pelas equipes.

"Dirigentes estão preocupados com fila indiana"

Para alguns especialistas, o componente aerodinâmico -que permite o aumento da velocidade com que o ar passa por baixo de um bólido, lhe conferindo maior estabilidade-, estaria criando dificuldades para os pilotos no momento da ultrapassagem.

Um exemplo disso aconteceu durante o Grande Prêmio do Bahrein quando Fernando Alonso, da Ferrari, tentou ultrapassar Sebastian Vettel, da Red Bull, mas não obteve sucesso.

O australiano Mark Webber, da Red Bull, chegou a afirmar que ficou "entediado" durante a corrida. "Passei 48 voltas olhando a troca das marchas primeiro de Schumacher, depois de Button. E não havia nada que me fizesse superá-los. Tentei de tudo. Linhas diferentes, pressão, tudo".

Segundo a imprensa especializada, alguns times estariam utilizando as aberturas da ignição dos motores para aumentar a ação dos difusores.

De acordo com o regulamento técnico da F-1, um buraco no difusor pode existir para a introdução da peça que liga o motor. "Uma única abertura na superfície é permitida unicamente para possibilitar o acesso mínimo exigido para o dispositivo referido no Artigo 5.15".

No entanto, as especificações mínimas para isso não foram definidas, e muitas equipes estariam exagerando nos buracos para conseguir um benefício aerodinâmico.

Depois que o delegado técnico Charlie Whiting inspecionou todos os carros no último final de semana, a FIA resolveu conversar com, ao menos, três equipes para resolver o problema. Ao que dizem por aí, duas delas seriam a McLaren e a Mercedes.

O chefe da McLaren, Martin Whitmarsh, não acredita que receberá uma determinação para mudar o seu difusor. "Não acredito que alguém tomará uma atitude contra isso. Só existiram algumas preocupações. Existem buracos no difusor para a ignição, e o buraco em nosso carro não é maior que o do carro campeão e o dos outros quatro carros".

Resta agora saber o que a nova direção da FIA fará a respeito desta polêmica.Se ela mexerá ou não no buraco dos outros.

Nenhum comentário: