Blogsport-Brasil, Setembro de 1950
O italiano Luigi (Gigi) Villoresi, da Scuderia Ferrari, está fora do Grande Prêmio da Itália de Fórmula-1.
O italiano Luigi (Gigi) Villoresi, da Scuderia Ferrari, está fora do Grande Prêmio da Itália de Fórmula-1.
A Ferrari de Villoresi
Após o acidente sofrido no Grande Prêmio das Nações, na Suíça, Villoresi foi vetado nos exames médicos da Federação Internacional de Automóveis (FIA).
Diante da decisão, a equipe italiana definiu o italiano Dorino Serafini como seu substituto.
Na ocasião do acidente, o piloto passou por uma poça de óleo e perdeu o controle do carro, que foi de encontro à multidão.
Villoresi e dezenas de pessoas tiveram de ser atendidas ainda dentro da pista, com a corrida rolando.
Três espectadores morreram.
Diante da decisão, a equipe italiana definiu o italiano Dorino Serafini como seu substituto.
Na ocasião do acidente, o piloto passou por uma poça de óleo e perdeu o controle do carro, que foi de encontro à multidão.
Villoresi e dezenas de pessoas tiveram de ser atendidas ainda dentro da pista, com a corrida rolando.
Três espectadores morreram.
Um comentário:
Uma pena para Villoresi: um italiano fora do GP de "casa"!
No GP das Nações, o óleo da poça veio do motor do carro de Alberto Ascari que 'estourou'. Até Giuseppe Farina perdeu o controle do carro quando tentou evitar a tal poça e acabou abandonando o GP.
Quanto a Dorino Serafini, ele corria de motos antes da 2a Guerra. Foi piloto da Gilera e trabalhou no desenvolvimento de suas motos (da Glera) com motor de 4 cilindros sobrealimentado! Foi campeão Europeu de 1939.
Depois da guerra optou por corridas de carros. Só a partir de 1947 é que começou a correr em monopostos.
Para este ano, 1950, ele foi contratado pela Scuderia Ferrari. Pilotou principalmente carros esporte e F2. Dividiu a pilotagem nas 24 Horas de Le Mans com Raymond Sommer, pela Ferrari. Inclusive, a Ferrari esteve conversando com Sommer para substituir Luigi Villoresi no GP da Itália, o que acabou não se concretizando.
As participações de Serafini, em provas de F1 neste ano, se resumem a duas:
1) GP de San Remo: Serafini numa Ferrari 125/48, classificou-se em último no grid; abandonou na primeira volta com um problema de pressão do óleo.
2) GP de Bari: Serafini de novo numa Ferrari 125/48, terminou em 7o. a 5 voltas do líder.
No GP de Pau, há indicações que ele tenha apenas treinado.
um abraço,
Renato
Postar um comentário