sexta-feira, 26 de março de 2010

Austrália, dia 1 - Comentários e Fotos

Confira a opinião dos pilotos após o primeiro dia de treinos livres para o GP da Austrália:

#1 Jenson Button- Vodafone McLaren Mercedes

"Estou satisfeito com o equilíbrio, que só melhorou ao longo do dia. Fiquei feliz desde a primeira volta esta manhã. É apenas sexta-feira, podemos estar mais leves do que alguns dos carros mais rápidos, mas amanhã veremos nossa situação exata. Porém, é importante para nós encontrar um bom equilíbrio e uma boa sensação do carro. Toda vez que tentávamos fazer uma boa volta com um novo jogo de pneus, eu pegava tráfego no circuito. Mas faremos o máximo amanhã. Para a classificação, deveremos estar melhor do que no Bahrain, é como se tivéssemos o nível certo de pressão aerodinânica para este circuito. Ambos os compostos de pneus estão funcionando bem, então tudo está positivo".

#2 Lewis Hamilton - Vodafone McLaren Mercedes

"É ótimo voltar a Melbourne, amo este lugar. A pista estava muito suja esta manhã, geralmente todos esperam alguns carros limparem o traçado, mas eu quis andar logo e me divertir. Definitivamente, conseguimos alguns progressos no nosso ritmo comparado ao Bahrain, e a sensação na primeira volta foi melhor para nós. Estávamos tentando trabalhar nisso desde a primeira corrida, e me sinto mais confiante de que poderemos atacar os pilotos que ficaram à nossa frente na classificação há duas semanas atrás. Apesar do tempo chuvoso esta tarde, saímos cedo no segundo treino, quando ainda estava seco, e demos algumas boas voltas para checar algumas das mudanças que fizemos entre os treinos. Estamos otimistas. Esperávamos avaliar algumas outras mudanças no final do treino, mas a pista não estava nas melhores condições. Contudo, estamos nos sentindo confortáveis com o equilíbrio do carro".

#3 Michael Schumacher - Mercedes GP Petronas

"Como sempre nas sextas-feiras, é difícil julgar o desempenho, já que todos parecem estar em programas diferentes. Estou muito feliz com os treinos de hoje, mesmo não tento andado muito no geral. Meu primeiro treino foi um pouco limitado pelas bandeiras vermelhas, depois enfrentamos um pouco de chuva no segundo. Mas aprendemos muito e melhoramos o acerto do carro. No final, nossos tempos foram competitivos".

#4 Nico Rosberg - Mercedes GP Petronas

"O primeiro treino foi bom esta manhã e aprendemos bastante. Esta tarde foi um pouco frustrante, com as interrupções do tempo, mas ainda conseguimos aprender muito sobre os pneus, o que nos dá uma boa preparação para amanhã. Ainda há algum problema de acerto para checar e melhorias para fazer no carro, então temos muito trabalho esta noite".

#5 Sebastian Vettel - Red Bull Racing

"Tive uma saída da pista no final do segundo treino, obviamente não foi o ideal, mas acontece. Os treinos servem para isso. Foi um erro meu, estava muito à esquerda quando freiei. Isso fez com que eu perdesse o momento mais importante na pista no final do segundo treino, mas o carro parece bom e Mark mostrou que estamos bem aqui".

#6 Mark Webber - Red Bull Racing

"Não foi tão ruim hoje. Os programas de todos foram interrompidos no segundo treino pelo tempo instável. É o pior pesadelo da equipe quando o tempo está tão no limite; você não pode se comprometer a aprender tanto no molhado e também estava muito difícil no seco. Tivemos algumas janelas onde coletamos algumas informações, então temos bons dados para analisarmos esta noite".

#7 Felipe Massa - Scuderia Ferrari Marlboro

"Foi uma sexta-feira difícil, principalmente no segundo treino. Por causa da chuva que caiu, não conseguimos fazer exatamente o que queríamos. Nos concentramos na preparação para a corrida, enquanto é possível que outras equipes estivessem em programas diferentes. Portanto, não há razão para tentar entender a situação simplesmente olhando a tabela de tempos. Nosso objetivo amanhã é uma boa preparação para a classificação, que nesta pista será ainda mais importante do que de costume. Pelo que temos visto, os pneus não sofrem tanto desgaste, mas ainda é um pouco cedo para tirar alguma conclusão definitiva. Gosto muito do circuito de Albert Park: sempre fui rápido aqui, mas por uma razão ou outra, nunca terminei uma corrida nos pontos, exceto em 2007, quando, após uma classificação difícil, terminei em sexto. Espero ter melhor sorte desta vez.

#8 Fernando Alonso - Scuderia Ferrari Marlboro

"Estou feliz por correr em Melbourne: este é um dos eventos mais agradáveis do calendário. Em geral, estou satisfeito com o trabalho que fizemos hoje, apesar da chuva que caiu no segundo treino. Com certeza eu preferia entender melhor o comportamento dos pneus, principalmente os mais macios, que usamos apenas no segundo treino. Mas acho que todos estão na mesma situação. Trabalhamos exclusivamente na preparação para a corrida de domingo, por isso não estou preocupado com minha posição na classificação. Normalmente, esta pista está muito suja na sexta-feira, mas desta vez o nível de aderência na primeira volta não foi tão ruim. Para a corrida, o gerenciamento dos pneus será o fator chave, já que é muito provável que tenhamos de dar muitas voltas com o mesmo jogo de pneus".

#9 Rubens Barrichello - AT&T Williams

"A chuva caiu no segundo treino e afetou a todos. A equipe fez um trabalho muito bom me mandando para a pista nos momentos certos, quando o circuito estava seco, então coletamos o máximo de informação que podíamos, considerando as condições. Ainda há muito trabalho a ser feito para irmos para a Q3 amanhã".

#10 Nico Hülkenberg - AT&T Williams

"Albert Park é uma pista muito legal, gosto de pilotar aqui. Está muito ondulada, mas definitivamente é divertida. O segundo treino foi interrompido pelas condiçoes meteorológicas, então não tivemos o tempo que queríamos, mas estou familiarizado com a pista agora e confortável com o carro".

#11 Robert Kubica - Renault F1 Team

"Foi uma boa sexta-feira. Esta manhã, tudo correu bem, com alguns pequenos problemas de equilíbrio, então fizemos algum trabalho de acerto para nos acostumarmos à pista, que é muito diferente do Bahrain e dos circuitos onde testamos no inverno. O segundo treino foi chuvoso, então demos algumas voltas com os pneus intermediários para termos uma idéia das condições no molhado. Ao longo da noite, vamos trabalhar para melhorar o equilíbrio a fim de tirarmos o máximo do carro amanhã".

#12 Vitaly Petrov - Renault F1 Team

"Esta manhã, o carro estava muito bom, melhor do que no Bahrain. O primeiro treino foi uma experiência de aprendizado para mim, já que tive de conhecer a pista e fiz algum trabalho de acerto. Sabíamos que estaria molhado no segundo treino, então saímos o mais cedo possível com os pneus de pista seca, antes da chuva forte cair. Quando a pista estava molhada, demos algumas voltas para analisar algumas coisas e entendermos o equilíbrio do carro com diferentes quantidades de combustível. Pode chover no domingo, então foi uma boa experiência andar nessas condições".

#14 Adrian Sutil - Force India F1 Team

"A chuva no segundo treino não foi ideal, principalmente porque fiquei fora do primeiro, mas fizemos o possível, e, em geral, o que conseguimos foi positivo. No começo da sessão, demos algumas voltas com o composto de pneu mais duro e depois com o mais macio. Também testamos o intermediário quando o circuito estava mais molhado. Tudo parece estar funcionando bem e coletamos todas as informações que queríamos hoje".

#15 Vitantonio Liuzzi - Force India F1 Team

"Hoje foi bom, o carro respondeu muito bem às mudanças que fizemos ao longo dos treinos. Fiquei muito feliz com o equilíbrio. As condições não foram as ideais, já que o primeiro treino teve duas bandeiras vermelhas próximas e depois o tempo não ajudou na segunda sessão. Infelizmente, havia tráfego o tempo todo, já que tínhamos pilotos lentos para ultrapassar, então não consegui uma volta limpa. Era como se eles estivessem passeando em alguns pontos. No geral, foi um bom dia para começar o fim de semana".

Paul di Resta - Force India F1 Team

"Foi bem tenso o treino, já que Albert Park é uma das pistas mais difíceis do calendário. É metade rua, metade pista. Eu me senti confortável no carro, principalmente porque não tive a chance de pilotá-lo no seco depois do teste no molhado que tivemos no inverno. Em Melbourne, não há muita margem para erro, e fui cuidadoso em alguns setores, já que o muro fica muito perto aqui. Mas o trabalho principal foi acumular quilometragem, aprender a pista e construir uma base para os pilotos terem o melhor acerto na corrida".

#16 Sébastien Buemi - Scuderia Toro Rosso

"Fiquei muito feliz com o andamento das coisas, mesmo com o tempo não estando tão bom. Diferente do Bahrain, consegui fazer todos os treinos, o que é positivo. Agora temos de analisar os dados do segundo treino, já que pode nos dar uma boa idéia do comportamento dos pneus em todas as condições - molhado, seco, com muito ou pouco combustível - trabalhando principalmente na corrida. Estamos confiantes de que podemos estar bem preparados para a classificação e a corrida. Foi um bom dia de trabalho".

#17 Jaime Alguersuari - Scuderia Toro Rosso

"É a minha primeira vez aqui e achei a pista incrível. É um prazer estar aqui em Melbourne, porque todos me falaram que é um grande evento. Por sorte, o tempo esteve bom no primeiro treino, então pude aprender o circuito e andei rápido. Esta tarde, com o treino no molhado, é claro que havia menos aderência, e o fato de ser um circuito de rua piorou as coisas. Ao mesmo tempo, pilotar por 90 minutos em condições diferentes foi bastante útil. Um começo positivo".

#18 Jarno Trulli - Lotus Racing

"O segundo treino foi bem melhor para mim, porque o carro funcionou muito melhor e tivemos o diferencial trabalhando 100 por cento. O carro estava muito bom e ficamos muito satisfeitos com seu comportamento. É óbvio que a chuva atrapalhou um pouco, mas todos estavam na mesma situação. Estamos bem preparados e tentaremos manter a confiabilidade que tivemos até agora. No geral, estamos em boa forma".

#19 Heikki Kovalainen - Lotus Racing

"O segundo treino foi bem melhor para mim, porque o carro funcionou muito melhor e tivemos o diferencial trabalhando 100 por cento. O carro estava muito bom e ficamos muito satisfeitos com seu comportamento. É óbvio que a chuva atrapalhou um pouco, mas todos estavam na mesma situação. Estamos bem preparados e tentaremos manter a confiabilidade que tivemos até agora. No geral, estamos em boa forma".

#20 Karun Chandhok - HRT F1 Team

"Nós estávamos prontos imediatamente quando a sessão matutina começou. Foi bom fazer algumas voltas úteis novamente esta manhã, e foi uma pena o problema do câmbio na segunda sessão”.

#21 Bruno Senna - HRT F1 Team

"Foi tudo bem, e deu até para me divertir. Mas é claro que precisamos avançar mais no acerto. Uma das prioridades é melhorar a pressão aerodinâmica, de modo a fazer com que os pneus trabalhem com mais eficiência, aumentem o grip e, por conseqüência, tragam um ganho de velocidade. Isso virá naturalmente com mais quilometragem".

#22 Pedro De La Rosa - BMW Sauber F1 Team

"Em geral, os carros parecem estar melhores do que no Bahrain, o que é uma boa notícia. É claro que andar mais teria ajudado a melhorar o acerto, mas não posso reclamar, já que andei um pouco no seco".

#23 Kamui Kobayashi - BMW Sauber F1 Team

"No primeiro treino, cheguei muito perto do cone e bati, então não consegui andar mais depois de perder a nova asa dianteira. É claro que gostaria de ter dado mais voltas, mas a chuva no segundo treino não ajudou. Porém, me senti bem na pista. Agora vamos nos concentrar e trabalhar na melhoria do carro, o principal problema é a falta de aderência geral".

#24 Timo Glock - Virgin Racing

"Foi um dia difícil, com certeza. Nós tivemos um problema na caixa de câmbio e precisamos passar boa parte do dia consertando isso. Durante a tarde ainda consegui voltar para a pista, mas foi frustrante perder tanto tempo".

#25 Lucas Di Grassi - Virgin Racing

"Hoje foi uma mistura de uma boa sessão pela manhã e alguns problemas na parte da tarde. No primeiro treino, eu estava tentando me adaptar à pista e tudo ocorreu como o planejado. Durante a tarde tivemos alguns problemas com a caixa de telemetria e eu perdi o restante da sessão. Não é a situação ideal para uma corrida em um circuito que é novo para mim, mas vamos continuar de cabeça erguida, consertar os problemas e estar prontos para amanhã".

Um comentário:

F-1 A.L.C. disse...

que excelentes fotos!