domingo, 21 de fevereiro de 2010

Rosier surpreende e vence em Albi

Blogsport-Brasil, Julho de 1950

Justamente quando não se tratava de uma prova válida pelo Mundial, a Fórmula-1 teve um de seus Grandes Prêmios mais emocionante de 1950.

Rosier, em grande fase

E ainda pôde ver a vitória de um brilhante Louis Rosier, que largou em 5º e só alcançou a vitória na volta final da segunda bateria.

O pódio foi completado por José Froilán Gonzales, da Scuderia Achille Varzi, e Maurice Trintignant, da Simca-Gordini.

Devido à ausência da Alfa-Romeo, o grid de largada estava muito diferente do normal, com Juan Manuel Fangio (o pole) e Giuseppe Farina correndo pela equipe oficial da Maserati.

No grid, Froilán-González conquistou a segunda posição, e a revelação Alberto Ascari largou apenas em oitavo.

Na largada, Fangio manteve a liderança, seguido por Gonzáles e Raymond Sommer.

Ascari iniciou sua corrida de recuperação ganhando rapidamente as posições, de Philippe Etancelin, seu parceiro Luigi Villoresi, Louis Rosier e Giuseppe Farina.

Na 16ª volta, uma pedra foi arremessada pelo carro de Luigi Villoresi, da Ferrari, e atingiu a cabeça de Philippe Etancelin.

Mesmo com o rosto ensangüentado, o francês deu mais uma volta no circuito para chegar aos boxes de sua equipe.

De lá foi levado à enfermaria do circuito, onde foi constatada apenas uma contusão sem gravidade.

A prova seguiu com Ascari ganhando a posição de González, que parou nos boxes de forma prematura com os pneus desgastados.

Após a primeira rodada de paradas, Fangio e Ascari começaram a fazer voltas em ritmo de classificação, com um marcando o outro na pista.

Quando o italiano era mais rápido, o argentino respondia na volta seguinte. Com isso, os dois se distanciaram de Sommer e Rosier, que brigavam pela terceira posição.

Com dois terços de bateria completada, o motor da Ferrari não agüentou o ritmo e Ascari foi obrigado a abandonar.

Mas a alegria do argentino durou pouco. Líder isolado, o piloto da Maserati teve de diminuir o ritmo por conta de um problema no motor.

Sommer percebeu o problema e apertou o ritmo. Em um final de corrida épico, o francês tentava passar enquanto Fangio segurava a posição.

A trezentos metros do final, Sommer consegue, enfim, a ultrapassagem e vence a primeira bateria.

Na volta de desaceleração, o piloto da Talbot foi surpreendido por um fotógrafo. Ele não conseguiu desviar e atropelou o profissional, que não se feriu.

Com o Talbot avariado, Sommer não participou da largada da segunda bateria. Assim como Fangio, com o motor fundido.

Segunda bateria

Ao conquistar mais uma segunda colocação, o francês Louis Rosier garantiu a vitória para a Talbot. Froilán Gonzáles venceu a segunda bateria, mas terminou a prova em segundo lugar, mesma posição que obteve no grid de largada.

Se nos treinos e na primeira bateria o domínio foi dos italianos da Ferrari e da Maserati, a Talbot teve a hegemonia no resultado final. O terceiro colocado no resultado final foi Maurice Trintignant, da Simca Gordini.

Em uma corrida com grandes emoções, destaque para Phillipe Etancelin, com um Talbot particular.

Mesmo lesionado, o francês realizou muitas ultrapassagens e, partindo da última posição, chegou a andar em quinto na bateria. No entanto, em uma curva rápida do circuito, perdeu o controle de seu bólido e bateu, abandonando a corrida.

A Fórmula 1 agora só retoma as atividades em 23 de julho, com a realização do Grande Prêmio da Holanda, em Zandvoort.

2 comentários:

Anônimo disse...

Se a gente considerar a Alfa Romeo o 'ponto fora da curva', ao retirar esse 'ponto', a 'curva' - no nosso caso o GP d'Albi - é trazida para um valor médio (ou algo parecido com isso...).

Mesmo que tenha sido nivelada por baixo - não creio ser exatamente isso -, os carros são praticamente os mesmos que disputam o campeonato de F1. Deu pra ver que o problema da Maserati não é unicamente com seus carros. É preciso também um bom piloto. Fangio, ao volante de uma Maserati 4CLT/48, marcou a pole position e a melhor volta da primeira bateria e ainda terminou em segundo lugar. Um resultado muito bom. A parte do piloto foi feita, quanto a do carro cabe à Maserati.

Até quando os pilotos não protegerão suas cabeças? O acidente com Philippe Étancelin já é um aviso... ainda bem que não acertou um olho seu! Já pensou?

Pelo relato, foi um GP realmente emocionante!

Só uma correção, Felipão (rimou!): O GP d'Albi foi em 16 de julho e o próximo evento marcado é sim o GP da Holanda... mas em 23 de julho!

Confira as próximas provas (está correto?):

GP da Holanda - 23 de julho
GP das Nações - 30 de julho
Ulster Trophy - 12 de agosto
GP de Pescara - 15 de agosto
BRDC Int. Trophy - 26 de agosto
GP da ITÁLIA - 3 de setembro
Goodwood Trophy - 30 de setembro
GP Penya Rhin - 29 de outubro


um abraço,
Renato

Felipão disse...

Perfeito Renato...

Inclusive, já alterei