Criada pelo então piloto Bruce McLaren em 1963, a equipe McLaren demorou algum tempo para se tornar de fato um time vencedor. O primeiro título veio apenas em 1974 com o modelo M23, pilotado pelo brasileiro Emerson Fittipaldi.
No ano de 1976 foi a vez de James Hunt dar o segundo triunfo no Mundial de Pilotos para a escuderia inglesa. Depois dessa conquista, a McLaren só obteve sucesso novamente em 1984. Niki Lauda deu início a uma nova era na equipe ao faturar seu terceiro campeonato na carreira.
Entre os anos de 1984 e 1993, o time inglês viveu seu melhor momento na Fórmula 1, conquistando nada menos do que 7 títulos. Lauda (1 título), Prost (3 títulos) e Senna (3 títulos) foram os pilotos que comandaram a equipe neste período de glória, onde o número 1 havia virado marca registrada nos carros de Ron Dennis.
Depois do MP4/6 de Ayrton Senna, que levou o campeonato de 1991, demorou um pouco para a McLaren construir um carro que tivesse a capacidade de se tornar campeão novamente. Em 1998 veio o êxito com o MP4/13, pilotado por Mika Hakkinen e David Coulthard. O finlandês levou o título de pilotos e o escocês ajudou a equipe prata triunfar no Mundial de Construtores.
No ano seguinte o MP4/14 teve o mesmo sucesso do modelo anterior e foi o carro a ser batido. Hakkinen conseguiu o bicampeonato, mas dessa vez a vencedora nos construtores acabou sendo a Ferrari. De qualquer forma, durante dois anos seguidos o 1 esteve estampado na carenagem do bólido prata.
A partir de 2000 a McLaren teve um queda em seu rendimento, voltando a ser de fato competitiva em 2007. O MP4/22 era um bólido construído para o título que não veio. As brigas internas entre Hamilton e Alonso atrapalharam uma possível conquista, já que o carro era o melhor do grid. No Mundial de Construtores a equipe perdeu todos os pontos devido as acusações de espionagem. Uma ano para se esquecer.
A temporada de 2008 marcou a redenção da McLaren, que havia perdido o campeonato no ano anterior para ela mesma. A bordo do MP4/23, Lewis Hamilton se sagrou campeão em seu segundo ano na categoria.
O novo modelo da equipe de Woking para 2010 terá a missão de apagar o mau desempenho de 2009. O MP4/25, que foi apresentado nesta sexta-feira, será guiado pelos dois últimos campeões mundiais, Hamilton e Button. A esperança da McLaren é que o novo carro repita o sucesso do passado, que teve início com o grande Fittipaldi lá em 74.
7 comentários:
Fantástico texto, Leandro!!!
Leandro,
Uma equipe com uma bela história,repleta de anos gloriosos.
Belo texto.
abraço
Boa, Leandro.
A McLaren teve um carro ótimo, quando copiou e melhorou o da Ferrari e o Hamilton foi obrigado a entregar o campeonato (China e Brasil).
No mais, a ida do Button pra lá e o uso dos motores Mercedes me fazem pensar que ...
Deixa, deixa assim.
Alguém conhece o rFactor ???
Olhando as fotos vinha pensando: tenho, tenho, tenho ..
hahahahaha
aquele MP4/14 era muito lindo!
parabéns, otimo review! agora a mclaren volta a ser ela mesma, e não uma simples extensão de outra coisa mior. e novamente o grid está cheio de grandes pilotos
Beleza de texto Leandro.
E esta é realmente uma equipe que nunca podemos duvidar de nada.
São os mais organizados e quando pensamos que estão acabados ressurgem de forma maravilhosa.
Valeu galera!!!
Sou totalmente suspeito para falar da McLaren.
Abraço!
A McLAREN é uma equipe simplesmente fantástica, é por isso que sou torcedor fanático dela. Leandro parabéns por esse texto, belíssimo trabalho.
Postar um comentário