sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Fangio vence na França e fica perto do título

Blogsport-Brasil, Julho de 1950

Marcando sua décima segunda vitória na Europa, Juan Manuel Fangio chegou ao lugar mais alto do pódio no Grande Prêmio da França.


Apostando em uma estratégia arriscada, o piloto argentino fez uma prova consistente e junto com seu companheiro de equipe, Luigi Fagioli, garantiu a dobradinha para a Alfa-Romeo.

Whitehead completou o pódio, seguido de Robert Manzon, da Simca-Gordini, que se tornou o melhor francês da corrida.

Diferentemente da última corrida, na Bélgica, Fangio largou mal e perdeu a primeira posição para seu companheiro de equipe Giuseppe Farina, que se consolidou na liderança da prova.

Enquanto isso, o inglês Peter Whitehead, que partiu da última posição no grid, seguiu em ritmo acelerado e realizou uma excelente corrida de recuperação.

No primeiro terço da prova, o pelotão intermediário proporcionava disputas de posições acirradas.

Até que seis carros da Maserati e cinco da Talbot abandonaram com problemas mecânicos, prejudicando o espetáculo.

Bom para Whitehead, que brigou ferrenhamente por melhores posições com uma legião de pilotos franceses.

Com 16 voltas de prova completada, Farina vai para os boxes com um problema na bomba de combustível. Os mecânicos da equipe, porém, se esforçam em devolver o piloto à pista na terceira posição, atrás de seus companheiros Fangio e Fagioli.

Faltando dez voltas para o fim, a bomba para de vez e Farina abandona a prova.

Com a 11ª vitória da carreira e o ponto extra pela volta mais rápida, Fangio assume a liderança do Campeonato, ficando em boas condições para a conquista do título na última etapa da temporada.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom resultado para o "portenho" Fangio!

Antes deste GP ele estava em terceiro no campeonato, 5 pontos atrás do seu companheiro Farina. Com essa vitória, e nenhum ponto para Farina, Fangio está agora 4 pontos à frente, em primeiro lugar.

Os quatro primeiros são:
Fangio - 26 pontos
Farina - 22
Fagioli - 24
Rosier - 10

De todos competidores, apenas Fagioli tem pontos em 4 gps. E são 4 segundos lugares! Dessa forma, Fagioli só aumentará sua pontuação se vencer o GP da Itália (isso devido ao sistema de descartes*).

Curioso: todas as Maseratis abandonaram! À exceção do Talbot Lago de Raymond Sommer, todas elas abandonaram antes de qualquer outro carro abandonar a prova. E a que mais rodou foi a de Felice Bonetto - uma Maserati 4CLT-48 com motor Speluzzi - que andou apenas 15 voltas! As outras não chegaram a 10 voltas... uma lástima! A Maserati precisa reagir, não pode deixar essa impressão aos fãs de automobilismo...

um abraço,
Renato

* Não há nenhuma relação com o filósofo francês René Descartes.