domingo, 14 de fevereiro de 2010

Fangio vence, mas Sommer é quem surpreende

Blogsport-Brasil, Junho de 1950

Sommer, em dia inspirado

O argentino Juan Manuel Fangio venceu o Grande Prêmio da Bélgica, disputado no tradicional circuito de Spa-Francorchamps, e mantém viva a esperança de título mundial.

O resultado só não foi mais favorável ao argentino porque o líder do campeonato, seu companheiro da Alfa, o italiano Giuseppe Farina, somou pontos mesmo com um problema na transmissão.

A surpresa da corrida ficou por conta de Raymond Sommer, que, numa tarde de sonho, ousou desafiar a Alfa-Romeo.

Considerado um dos grandes nomes do automobilismo mundial do período pré-guerra, o francês Raymond Sommer já venceu as 24 Horas de Le-Mans em duas oportunidades e lutou ao lado da Resistência Francesa durante a Guerra.

Após se tornar o primeiro "estrangeiro" a competir, ainda que de forma particular, com um carro da escuderia Ferrari, Sommer foi convocado a integrar a equipe oficial da escuderia italiana e, na estréia, em Mônaco, conquistou um excelente 4º lugar.

Para o Grande Prêmio da Suíça, no entanto, a Ferrari determinou que seus modelos principais fossem utilizados pelos italianos Alberto Ascari e Luigi Villoresi. Sobrou para o francês um modelo de Fórmula-2 adaptado, que o deixou na mão por problemas de suspensão.

Frustrado, o piloto optou em correr com um Talbot particular no Grande Prêmio da Bélgica e encarou o desafio de "marcar" os carros da Alfa-Romeo.

Para isso, ele precisou provar à antiga equipe do que era capaz, ultrapassando os ferraristas Ascari e Villoresi.

Depois, pilotando com surpreendente audácia, Sommer passou a acompanhar a Alfa de Luigi Fagioli, que estava em terceiro.

Uma a uma, as Alfras faziam seus primeiros pit-stops e Sommer passou para a liderança. O francês continuou na primeira colocação por cinco voltas, até que, finalmente, Farina e Fangio o ultrapassaram.

Algumas voltas depois, o motor de Sommer sofre uma pane e ele é obrigado a abandonar.

Farina, por sua vez, chega a assumir a liderança, mas, por conta de um problema na transmissão, reduz a velocidade para poupar equipamento e perde posições para o vencedor Fangio, o segundo colocado Fagioli e o terceiro Louis Rosier.

Com o resultado em Spa-Francorchamps, Farina mantém a ponta na tabela, mas a sua vantagem sobre os rivais acaba reduzida: o italiano agora soma 22 pontos, contra 18 de Fagioli e 17 de Fangio.

2 comentários:

Mauricio Morais disse...

Felipão belo capítulo da história das coprridas. E como sou ignorante do assunto, meu! Nunca tinha ouvido falar desse Sommer. Aprendi mais uma, thanks.

Anônimo disse...

Ulala! Trés bien Monsier "Raymond Coeur de Lion"!

Realmnete, um desempenho muito bom de Raymond Sommer. Mas no final quem 'colheu' os frutos foi Louis Rosier, outro francês - também de Talbot Lago -, que chegou em terceiro. Uma pena, Sommer merecia um resultado melhor...

A 'coragem' de Sommer, de desafiar os carros das equipes de fábrica, com equipamentos inferiores, somada ao seu estilo de pilotagem - sempre pisando fundo -, foram responsáveis pelo apelido da torcida francesa: "Raymond Coeur de Lion" (Raymond Coração de Leão).

Quanto ao campeonato, faltam 2 GPs para o seu término. Até agora, apenas 3 pilotos marcaram pontos em mais de dois GPs, no caso, 3 GPs: Farina, Fagioli e Rosier. Para os demais pilotos, qualquer ponto que vier será simplesmente somado ao que tiverem. Para esses 3 pilotos, o descarte entrará em vigor...

Fagioli tem sido o mais regular.
Acho que isso se deve ao fato de Farina duelar com Fangio. Fagioli sobra, é o terceiro da Alfa Romeo... Como os demais pilotos estão abaixo do trio da Alfa Romeo, Fagioli acaba competindo consigo (ou seria "contrasigo") mesmo... Pode surpreender... será?


um abraço,
Renato