sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Dispersão

A França tem uma história bem rica dentro da Fórmula 1, que não se resume apenas as façanhas de seu maior expoente, o tetracampeão Alain Prost. Foram 51 vitórias que se juntam a 28 restantes de outros pilotos, como Patrick Tambay, Didier Pironi até chegar em Maurice Trintignant.

Além de inúmeras vitórias, o país tem tradição em manter equipes no mundial. Atualmente, a Renault é a única representante, mas já passaram equipes como a Talbot-Lago, Ligier e até do próprio Prost.

Entretanto, as recentes difuculdades da equipe do losango, aliadas aos fracassos recentes de Sebastien Bourdais e Romain Grosjean reafirmaram que o país passa por uma fase nada boa no automobilismo.

Após o encerramento da carreira de Prost, ao final de 1993, apenas dois pilotos franceses venceram – Jean Alesi, no Canadá em 1995 e; um ano depois, Olivier Panis venceu em Mônaco, a bordo de um carro francês.

Lá se vão quase 15 anos e a tendência é que esse intervalo se prolongue ainda mais…

Panis - Monaco 1996 Olivier Panis comemora sua única vitória na Fórmula 1

2 comentários:

Daniel Médici disse...

A França está acostumada com esse tipo de hiato. Até meados da década de 70, apenas três GPs haviam sido vencidos por franceses na história do campeonato mundial.

Acredito que, fora o atual, o período mais longo sem vitórias de franceses tenha sido entre a última de Trintignant (Mônaco, 1958) e a única e Cevert (EUA, 1971).

Fábio disse...

E como não lembrar da Prost Grand Prix. A equipe aranhou a imagem dos franceses e de seus motores (Pegeout). Mas revelou alguns talentos como Trulli e Heidfeld.