sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

A curta história da Red Bull na Fórmula 1

A equipe Red Bull Racing surgiu em 2005 com a venda da estinta Jaguar para o dono da empresa de bebidas energéticas, o austríaco Dietrich Mateschitz. Antes de ingressar na categoria de fato, a Red Bull já havia patrocinado a Sauber em anos anteriores.

Coulthard_RedBull_Canada2005

David Coultard pilotando o primeiro carro da Red Bull em 2005

Em sua primeira temporada, a RBR contava com os pilotos David Coulthard, Christian Klien e Vitantonio Liuzzi. Para uma estreante, a equipe fez um bom campeonato, tendo como melhores posições um quarto lugar no GP da Austrália e outro no GP da Europa. Ambos foram conquistados por Coulthard.

Em 2006, com a mesma dupla de pilotos, o time austríaco deixou de lado os motores V10 da Cosworth para utilzar os V8 fornecidos pela Ferrari. Mesmo de motor novo o campeonato não foi tão bom quanto o do ano anterior. O único resultado expressivo foi o primeiro pódio da equipe, um terceiro lugar com David Coulthard, no GP de Mônaco.

RB3 2007

RB3, modelo desenhado por Adrian Newey e usado no ano de 2007

Equipados dessa vez com motores Renault, a RBR lançou na temporada de 2007 o RB3, desenhado pelo projetista Adrian Newey. O time contratou o australiano Mark Webber e manteve o veterano escocês para a disputa do campeonato. De certa forma foi uma boa temporada para a escuderia dos energéticos, que acabou conquistando seu segundo pódio na categoria, mas dessa vez com Webber, no GP da Europa.

No ano de 2008 a Red Bull começou bem com o RB4, chegando a pontuar em sete corridas consecutivas. Coulthard conquistou um pódio no GP do Canadá, porém ao longo do campeonato a equipe foi perdendo espaço para suas rivais. Os motores Renault não conseguiam empurrar o carro da RBR. Dessa forma acabaram sendo facilmente batidos pela “filial” Toro Rosso, da jovem promessa Sebastian Vettel.

RBR Dobradinha

Dobradinha de Red Bull no GP da China de 2009

A temporada de 2009 marcou o auge da equipe austríaca. O RB5 foi um verdadeiro sucesso nas mãos do recém contratado Vettel e do experiente Webber. A primeira vitória e a inédita dobradinha vieram no GP da China, com o jovem alemão vencendo e o australiano chegando na segunda posição. No fim, a Red Bull ficou com o vice-campeonato, tanto no Mundial de Pilotos quanto nos Construtores. Foi o melhor ano desde que estrearam na Fórmula 1.

Para 2010 a RBR lançou o RB6, que terá a missão de superar o desempenho de seu antecessor e quem sabe levar o título que não veio no ano passado. A dupla de pilotos será a mesma, sendo Vettel a grande esperança da equipe. Somente a partir do dia 14 de março é que saberemos o verdadeiro potencial da nova máquina da Red Bull, desenhada por Adrian Newey.

5 comentários:

oliver disse...

Esta equipe, nos tempos do Coulthard, lembrava os bons tempos da F1.

F1, grana e mulher bonita.

O Coulthard é um Bob Esponja ao contrário.

É quadrado em cima.

Mas o que tinha de mulher bonita naquele box.

Marcelonso disse...

Leandro,

O time vem crescendo consideravelmente ano após ano.
O milionário austriaco faz jorrar grana na equipe.
Com Newey o pulo foi considerável,não fosse o problemático motor Renault e a inconsistencia de Vettel ano passado,poderiam ter tido melhor sorte.
Neste ano a promessa é que estejam na luta direta,vamos aguardar.

abraço

Felipe Maciel disse...

Lembro até hoje que a Red Bull já chegou surpreendendo logo no primeiro GP, na Austrália.

Sempre deixou claro que se tratava de uma equipe promissora, mas nada colaborou tanto com o impulso definitivo na F-1 como o dia em que contrataram Adrian Newey.

Ron Groo disse...

Ainda é cedo para o oba oba que se instalou. De repente o carro nem presta.
Mas to na torcida. Até porque o Vettel tá la.

kimi_cris disse...

A Red Bull não vai ter um ano facil este ano.

Grande Abraço!

Kimi_Cris