quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Grande Prêmio da Europa ou da Inglaterra?


Programa oficial da corrida

Blogsport-Brasil, Maio de 1950

A FIA decidiu que a primeira etapa do novo Mundial de Fórmula-1 -batizada pelos organizadores de "III RAC British Grand Prix"-, levará o nome do continente em respeito a uma antiga tradição: que ao menos uma corrida no ano deve receber o título de "Grande Prêmio da Europa".

A primeira prova que recebeu a comenda foi realizada em paralelo ao Grande Prêmio da Itália de 1923, em Monza, e foi vencida pelo italiano Carlo Salamano, com um Fiat.

Nos anos seguintes a prova foi disputada na ocasião dos Grandes Prêmios da França, Bélgica, San Sebastian (Espanha) e Suíça.

Quanto ao Grande Prêmio da Grã-Bretanha, vale observar que existe uma divergência em relação ao ano de seu surgimento.

Alguns apontam o ano de 1926, quando foi disputada, em Brooklands, a primeira corrida denominada "British Grand Prix", vencida pelo Delage 155B da equipe francesa de Louis Wagner e Robert Sénéchal

No ano seguinte, houve uma segunda e última edição dessa corrida, vencida pelo francês Robert Benoist, igualmente a bordo de um Delage 155B.

Oficialmente, o primeiro Grande Prêmio da Grã Bretanha foi realizado em Silverstone, no dia 2 de outubro de 1948 e foi vencido por Luigi Villoresi, da Scuderia Ambrosiana.

No ano passado, a prova foi vencida pelo Barão Emmanuel de Graffenried, com um Maserati inscrito de maneira particular.

Confira abaixo a relação completa dos vencedores do Grande Prêmio da Europa:
1949 - Grande Prêmio da Itália - Alberto Ascari - Ferrari
1948 - Grande Prêmio da Suíça - Carlo Felice Trossi - Alfa Romeo
1947 - Grande Prêmio da Bélgica - Jean-Pierre Wimille - Alfa Romeo
1930 - Grande Prêmio da Bélgica - Louis Chiron - Bugatti
1928 - Grande Prêmio da Itália - Louis Chiron - Bugatti
1927 - Grande Prêmio da Itália - Robert Benoist - Delage
1926 - Grande Prêmio de San Sebastián (Espanha) - Jules Goux - Bugatti
1925 - Grande Prêmio da Bélgica - Antonio Ascari - Alfa Romeo
1924 - Grande Prêmio da França - Giuseppe Campari - Alfa Romeo
1923 - Grande Prêmio da Itália - Carlo Salamano - Fiat

5 comentários:

oliver disse...

Segundo minha "memória", o IV Grande Prêmio da Europa, de 1926, foi disputado no dia 18 de julho, no circuito de Lasarte.

Já o III GP da Espanha também foi disputado em Lasarte, mas no dia 25 do mesmo mês.

Claro, a "memória" engana.


hahahahahah

Anônimo disse...

Minha "memória" está dizendo o mesmo que a "memória" do Oliver:

IV GP da Europa, 18 de julho de 1926, em Lasarte, Espanha.
Vencedor: Jules Goux (Bugatti)

Não encontrei, em minha "memória", um GP de San Sebastián em 1926...

Pelos vencedores dos GPs da Europa listados ai acima, tá com cheiro de vitória italiana no GP da Europa deste ano...


um abraço,
Renato

Felipão disse...

Pessoal...

O GP de San Sebastian era o nome oficial dessa corrida que vcs estão mencionando, realizada em Lasarte...

É o mesmo caso do GP de Luxemburgo, que foi realizado em Nurburgring...

Naquela época, ainda não existia o Grande Prêmio da Europa propriamente dito. Ele sempre era realizado em paralelo a alguma outra corrida...

Na internet, existem fontes, inclusive, que dizem coisas bastante distintas com referência a essa corrida.

Segundo alguns especialistas, a verdadeira é a que se refere ao Grande Prêmio da Europa como o Gran Premio de San Sebatian:

A minha é essa aqui:

"1926 Gran Premio de Europa
les résultats officiels du G.P d'Europe à S.SEBASTIAN tels que publiés aujourd'hui sont les suivants:

1° GOUX Bugatti T39A #10 6h51m52.0, 72.301mph

2°BOURLIER-SENECHAL Delage 15S8 #15 6h59m42.0"

Como podem ver, eu não enlouqueci. Existiu, sim, um GP de San Sebastian.

Desculpe a ausencia pessoa. Prometo que estarei mais presente quando voltar de viagem.

Por enquanto os textos seguem publicação automática.

Abração!

Anônimo disse...

Voila! Trés bien!

Minha "memória" dizia: GP da Espanha em Lasarte...

Agora tá explicado... Valeu!


abraço
Renato

Unknown disse...

Boa tarde, senhores alguém saberia o valor da Imagem dá corrida de 1923 Original presente da FIAT?