sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Última parada, Abu Dhabi

Com grande satisfação início os trabalhos aqui no Blogsport – Brasil. Soa como um bom desafio e responsabilidade auxiliar, principalmente, o Felipão nessa nova fase. Sem me alongar muito na apresentação, vamos direto para o assunto: Grande Prêmio de Abu Dhabi.

Emirados, Petróleo e Obras Faraônicas

A Fórmula 1 desembarcou finalmente no leste do Oriente Médio para sua última etapa do campeonato da atual temporada. A terra escolhida é uma dos primordios da civilização humana, e privilegiada pela quantidade de reservas petrolíferas. Estas, portanto, consistem nas maiores fontes de receita dos Emirados Árabes Unidos, que conta ainda com um crescimento na área de turismo e do faturamento de empresas estatais aéreas, como a Emirates e a Al Etihad.

Etihad - Ferarri (3)

Etihad e a, já antiga, parceria com a Scuderia Ferrari

O país é uma união de sete monarquias, os emirados, sendo que os dois mais importantes são Dubai e Abu Dhabi. Este último representa quase 90% do território da nação e foi a região escolhida para abrigar o circuito de Yas Marina.

Prazer, Yas Marina

O circuto recebeu esse nome por se estar na ilha artificial de Yas, um projeto de mais de 40 bilhões de dólares e uma área de 2500 hectares que abriga, além do complexo circuito, um estúdio da Warner Bros., parque temático da Ferrari, parque aquático e hotéis pra lá de luxuosos.

O circuito é localizado na baía, assim como em Mônaco e Valência. Porém nem tudo é parecido com um circuito de rua – duas longas retas contrastam com curvas fechadas e o acerto de carro será apenas mais um dos ingredientes da corrida. São ao total, 21 curvas que exigirão resistência dos pilotos em um traçado de 5.554km no sentido anti-horário.

imagem

O espanhol Fernando Alonso, piloto da Renault, falou sobre as primeiras impressões da pista: “Parece que será um circuito muito exigente para os pilotos, pois há mais de vinte curvas e algumas delas parecem muito desafiadoras. No entanto, quando você está olhando um mapa, é difícil compreender o circuito. Somente quando chegar e andar. que você realmente começa a sentir como é.”

A Polêmica Saída dos Boxes

A maior peculiaridade do traçado está em um curto, porém bastante utilizado, trecho - justamente a saída dos boxes. O projeto inovador conta com uma passagem subterrânea por baixo da reta de largada, e um percurso longo e estreito, o que causou burburinho entre os engenheiros de quase todas as equipes.

A prova de fogo será nesse final de semana, já que o circuito só foi homologado na FIA no início deste mês de outubro.

Expectativas

Já há alguns anos que o maior espetáculo em uma corrida de Fórmula 1 está justamente na pista. Não com os carros, mas o belo cenário ao redor e as mais belas tomadas durante a transmissão. Avaliando assim, o circuito deve agradar em cheio.

imagem34

Mais um belo cenário na Fórmula 1

Recheando o belo cenário, a prova em Abu Dhabi fecha o campeonato, ao contrário de outros anos, com o campeão já definido. O vicecampeonato segue em disputa, com Sebastian Vettel e Rubens Barrichello. Nos construtores a maior disputa é pelo terceiro lugar, onde McLaren e Ferrari estão separadas por um ponto.

Muitos dos pilotos estão querendo um lugar para a próxima temporada, já que o mercado segue agitado. Assim, sem pensar tanto em somar pontos, muitos pilotos terão maior liberdade para arriscar durante a corrida, o que, combinado com a falta de conhecimento sobre a pista, pode elevar o grau de emoção, .

Essa é a torcida, não?

12 comentários:

MSTeam Crew disse...

Apenas para esclarecer, a Emirates Airline e a Etihad Airways são companhias aéreas dos Emirados Árabes Unidos mas não compartilham o mesmo hub. A base da Etihad é Abu Dhabi, e a da Emirates fica em Dubai. Junto da Gulf Air (que fica no Bahrein e patrocina o GP do Bahrein) e da Qatar Airways, elas fecham o quarteto das grandes companhias aéreas do Oriente Médio.

Willian disse...

Eu apenas espero que essa corrida seja tão bela dentro das pistas quanto ela é fora...

Teté M. Jorge disse...

Seja bem vindo, Bruno!

Já teve uma bela estreia. Parabéns pela postagem e pelos 23 de vida!

Beijos a todos e um especial no Felipão!

Bruno disse...

Bons esclarecimentos, Frederico. Depois do cigarros, bancos, interessante saber do apoio de companhias aéreas.

Também estou na torcida, Willian.

Viu, Teca? Ameacei contar o piloto favorito do Felipão e acabei parando aqui no Blogsport. Deve ser aquele ditado de manter os inimigos perto...hahahaha.

Obrigado a todos, e preparem as canecas.

Teté M. Jorge disse...

Ahahahahaha

Bruno, pois eu já acho que o Felipão se rendeu mesmo quando você começou a falar do Palmeiras...

O Verdão tá perigando no Brasileirão! Tricolor Paulista tá relando... se aproximando...

E vamos que vamos que no domingo teremos a última corrida do campeonato automobilístico.

Beijos, queijos, abraços e laços!

Anônimo disse...

Esperamos, ao menos, q as cameras de TV foquem mais as disputas em pista (isso se tiver..) do que as belas paisagens. Mais uma transmissao igual a de Cingapura vai ser ruim de aturar. Nada contra o circuito, realmente é um belo autódromo.

Ron Groo disse...

Grande trabalho Bruno!

Esta saida de boxes lembra uns tuneis que o Maluf fez aqui em São Paulo, um deles, o mais pareceido, s chama Buraco do Tom Jobim...

Luís Augusto disse...

O circuito é muito bonito, mas estéril. Falta paixão, transpiração e amor aos carros e às corridas. Ainda bem que o título não será decidido lá.

Unknown disse...

acho dificil que o gp seja tão bom quando apaisajem. é muito lindo!! se a corrida for boa, vai ter valido a pena.

Rianov disse...

Bem-Vindo Bruno ;)

Anônimo disse...

Fala, Bruno! Em primeiro lugar, claro, boas vindas ao Blogsport.

Bom, sobre o traçado, a sequência de curvas do setor 3 me dá até falta de ar, de TÃO absurdamente travado que é... precisaria de muito treino no videogame pra decorar aquilo.

Sobre a corrida, deve ser boa, sim. Exceção, diga-se. Deve ser boa porque toda vez que a F-1 desembarca em um novo circuito, ainda "cru", as corridas são realmente boas, confusas, movimentadas. Deve ser um grande final pra uma temporada chata. Mas a partir de 2010, com o circuito já "manjado", veremos aquela procissão habitual.

Abraço, e ao Felipão, também.

Bruno disse...

Obrigado a todos.

Pois é Teca, seu Mengão vai ficar sem fôlego na reta final?

Maeda, a torcida é para uma prova com boas disputas, e nessa vou com o Hugo Becker. Final de temporada, quem está sem vaga querendo mostrar serviço, a pista é novidade para todos. São bons pontos.

Ótima comparação, Ron, hahaha. Se fosse mais estreito o túnel, não passava nem o carro. Sem falar que é sinuoso. Emoções fortes.

Luís, a Fórmula 1 há muito tempo vem se descaracterizando.

Iriarte, o circuito é bonito mesmo. Uma pena que a F1 não é sobre paisagens T.T. Uma corrida boa e valerá a pena.

Valeu Rian.

Poxa, Hugo. Ruim que a Fórmula 1 está se enchendo de circuitos lentos. Antes, Mônaco reinava absoluta como sendo a corrida diferente. O que era exceção agora é tradicional. Uma pena. Mas a expectativa é por uma prova movimentada.