quarta-feira, 27 de agosto de 2008

COLLINS, Peter

A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - F2

F1DataBase - Peter Collins - França 1953

Nome Completo: Peter John Collins
Apelido: Peter Collins
Data de Nascimento: 8/11/1931 - Kidderminster, Inglaterra
Data de Falecimento: 3/08/1958 - Bonn, Alemanha, 26 anos - Acidente durante o GP da Alemanha
Temporadas: 1952 a 1958
Equipes: HWM, GA Vandervell, Owen Racing Organisation, Officine Alfieri Maserati, Ferrari
Construtores: HWM, Vanwall, Maserati, Ferrari
Motores: Alta, Vanwall, Maserati, Ferrari
Equipe Atual: -
GPs disputados: 32
Não participações: 4
Títulos: -
Vitórias: 3
Pódios: 9
Pontos: 47
Pole positions: -
Voltas mais rápidas: -
Voltas na liderança: 127
Primeiro GP: Suíça, 1952
Último GP: Alemanha, 1958
Abandonos: 20
Prêmios: -

Títulos e Vitórias Importantes:
* 9 Horas de Goodwood de 1952
* Tourist Trophy de 1953
* Targa Florio de 1955
* 1000 Km da Venezuela de 1957
* 1000 Km de Buenos Aires de 1958
* 12 Horas de Sebring de 1958.


Curiosidades:
* Contemporâneo de Stirling Moss e Mike Hawthorn.
* Iniciou sua carreira correndo com um Cooper-JAP de Fórmula 3, em 1950.
* Na Fórmula-Livre, venceu duas corridas em Goodwood e Aintree com um BRM P-15 V-16.
* Pela Fórmula-1, chegou em segundo lugar no Goodwood Trophy de 1954, com um Vanwall.
* Venceu o tradicional "International Trophy" de 1955, em Silverstone, com um Maserati 250 F.
* Contratado pela Ferrari, em 1956, venceu os Grandes Prêmios da Bélgica e da França.
* No mesmo ano, chegou em segundo na Inglaterra, dividindo a condução do carro com Alfonso de Portago, e em Mônaco cedeu seu carro para Juan Manuel Fangio, primeiro piloto da equipe.
* Na última corrida do campeonato, o GP da Itália, voltou a atender às ordens da equipe e cedeu novamente seu carro para Fangio, que, com o segundo lugar obtido, conquistou o Campeonato Mundial de Pilotos pela quarta vez, com 30 pontos. Collins ficou próximo na classificação, em terceiro lugar, com 25 pontos.
* Ainda pela Ferrari, conseguiu dois terceiros lugares no Mundial de Pilotos de 1957 e venceu duas corridas extra-campeonato, em Siracusa e Nápoles.
* Em maio de 1958, venceu o International Trophy, em Silverstone, com uma Ferrari Dino 246.
* Com esse mesmo carro chegou em terceiro lugar em Mônaco e venceu o GP da Inglaterra.
* Morreu na corrida seguinte, o GP da Alemanha, disputado em Nurburgring. Numa disputa de posição com Tony Brooks, perdeu o controle de seu carro e saiu da pista a mais de 160 Km/h. Ao bater num barranco, foi lançado para fora do carro, sofrendo graves fraturas no crânio. Removido para um hospital em Bonn, faleceu no mesmo dia

Nenhum comentário: