sábado, 3 de abril de 2010

O espião da Fórmula-1

Veterano de mais de 600 GPs, o italiano Giorgio Piola é um dos mais respeitados ilustradores técnicos do automobilismo mundial. No ano passado, inclusive, ganhou uma área técnica dentro do site oficial da Fórmula-1.

Piola, à esquerda, com o microfone da SKY

Depois de iniciar sua carreira no GP de Mônaco de 1969, Piola passou a ter seus trabalhos regularmente publicados nas principais revistas do segmento -incluindo a Autosprint e a Sport Auto-, com base nas fotos que tira nos autódromos.

Trabalhou, também, como intérprete em reuniões técnicas da equipe Shadow, editor técnico da Grand Prix Internatitonal, e como comentarista de TV. No Brasil, ganhou alguma notoriedade por ter levado um soco de Ayrton Senna após uma coletiva de imprensa na Alemanha, em 1988.

Giorgio tem hoje um arquivo com mais de 4000 desenhos e já publicou cerca de 20 livros sobre o assunto. E mesmo com um currículo exemplar, ganhou, durante a semana, a alcunha simplória de "Espião da Fórmula-1".

Durante a transmissão dos treinos do Grande Prêmio da Malásia, a emissora oficial que transmite a Fórmula-1 para o Brasil, a "RG", chegou a mostrar uma de suas ilustrações: a do novo volante da Ferrari de Fernando Alonso: mais largo e posicionado mais próximo do corpo do que o usado por Felipe Massa.

O locutor oficial da emissora, o "GB", reclamou, inclusive, da exibição de um patrocinador. "Tinha até o patrocinio, na proxima a gente melhora e tira".

Para quem não viu ou "pescou", segue o desenho:

Fonte: Globo Esporte

Um comentário:

Ridson de Araújo disse...

Essa caçada aos patrocínios cada vez mais me parece descabida