terça-feira, 6 de abril de 2010

Infográfico: Hulkenberg vs. Barrichello

Nesta temporada, a Williams apostou numa dupla de pilotos com um certo grau de contraste: reuniu a experiência de Rubens Barrichello e a juventude de Nico Hulkenberg. A equipe optou ainda pelos motores da Cosworth e, atualmente, briga pelo posto de quinta força na Fórmula 1, juntamente com Renault e Force India.

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No último final de semana, na Malásia, a equipe conseguiu colocar seus dois carros no Q3. Nico Hulkenberg cravou o quinto tempo e seu companheiro, o sétimo, com uma diferença de 0s510 entre os dois. Vale salientar que o jovem piloto alemão foi mais rápido que Barrichello em todas as partes da classificação – Q1, Q2 e Q3.

Na corrida, a Williams sofreu com um problema no câmbio. Rubens teve maior azar e demorou para conseguir iniciar o seu carro, caindo para a penúltima posição. Enquanto isso, Nico também não fez uma boa largada e perdeu algumas posições, terminando a primeira volta em sétimo.

Após a corrida, os dois pilotos reclaram desse problema na largada e da falta de ritmo de corrida do carro. Esse último fator é evidenciado ao notar que Hulkenberg foi um dos mais lentos entre os dez primeiros desde as primeiras voltas e limitou o ritmo de Vitantonio Liuzzi que vinha logo atrás. O alemão, ao final da corrida, ainda seria superado por mais competidores, como os dois carros da Ferrari e McLaren que saíam do final do grid.

Mais ao fundo, Barrichello não encontrou problemas para se livrar dos carros da Virgin, Lotus e Hispania e se posicionou atrás de Jenson Button. O brasileiro, inclusive, teve desempenho parecido com o do piloto da McLaren e dos dois carros da Ferrari que iam a frente.

Largando com pneus macios, os dois carros da Williams fizeram paradas ainda cedo. O brasileiro, limitado pelo tráfego – Felipe Massa não conseguia ultrapassar os carros da Toro Rosso -, parou na volta 7, enquanto Hulkenberg, na volta 13.

Abaixo segue um gráfico comparativo da diferença em cada volta entre os dois pilotos em questão:

infografico

As colunas abaixo do eixo das abcissas, em vermelho, representam a diferença em segundos, que Rubens Barrichello foi mais rápido que Nico Hulkenberg. Desse modo, o inverso é representado pelas colunas azuis acima do eixo: quando Hulkenberg foi mais rápido que o brasileiro.

Após a primeira parada, Barrichello, com pneus novos, precisou de duas voltas para marcar um tempo melhor que Hulkenberg. Este, após seu pit stop, foi sistematicamente mais veloz em quase um segundo por volta, com exceção das volta 31, onde o alemão perdeu o ritmo por algum contratempo.

Neste ponto da corrida, o peso com combustível já era bem menor e os pneus bem mais gastos, quando a discrepância entre os tempos de volta se amenizaram.

Porém, no giro 43 foi a vez de Barrichello perder o ritmo em quase dois segundos e uma nova parada nos boxes foi providenciada para a volta seguinte. Com pneus novos, o carro 9 da Williams conseguiu seus tempos. Mas, sem almejar novas conquistas de posições e sem sofrer ameaça por quem vinha logo atrás, Rubens tirou o pé e passeou pela pista, enquanto Hulkenberg continuou a tentar uma aproximação em Jaime Alguersuari, sem sucesso.

d10mal1539  Hulkenberg: em 80% das voltas completadas foi mais rápido que Barrichello

Ao final da corrida, o alemão conquistou seu primeiro ponto na categoria - justamente com a quebra de Fernando Alonso - e Barrichello ficou sem marcar pela primeira vez nessa temporada. Com um desempenho fraco, a Williams já vê a Renault e Force India dispararem na pontuação entre os construtores.

8 comentários:

Felipão disse...

clap clap clap clap

FODÁSTICO!!!

Lucas Ferreira disse...

Barrichello terá problemas, e novamente com um alemão.

Abraços

Ron Groo disse...

Beleza de post.

Se o infográfico medisse as besteiras que falam o barricas ia pras cabeças.

Felipe Maciel disse...

Depois o carro é que uma porcaria...

Bem, acho que o Nico ficou abaixo das expectativas nas primeiras corridas, mas deve ter sido por excesso de cobrança de minha parte, porque o alemão é muito bom piloto, a Williams sabe disso, o currículo do rapaz não deixa a desejar em nada ao de Lewis Hamilton, por exemplo, quando chegou à F-1.

Com o tempo, espero que comece a andar na frente do Rubens. Se o brasileiro está em fim de carreira, o Hulkenberg está ao seu lado para adquirir conhecimento baseado na experiência do Rubinho e despontar na longa e promissora carreira que o alemão tem pela frente.

Ester disse...

Acho que a Willians tem boas chances nesse campeonato! A corrida da Malásia foi uma corrida atípica, principalmente por causa da classificação. A Willians é uma equipe de "guerreiros" e deve pontuar ainda muitas vezes esse ano com seus dois pilotos! (Esses dois, sempre sobre o olhar atento e criterioso de Frank Willians, apesar de ser uma equipe mais "friend", tudo tem limite, se é que me entendem...).
Agora, na disputa interna entre os dois pilotos, eu sinceramente não consigo imaginar quem vence. Acho que eles devem ser alternar em pódios ou maiores quantidades de pontos durante o ano, espero que o "ponto morto" de Barrichello na largada tenha sido uma exceção esse ano. Mas desejo sorte à simpática equipe da Willians esse ano!

Leandro Montianele disse...

clap clap clap clap [2]

FODÁSTICO!!![2]

Ridson de Araújo disse...

Bom post, Bruno. Eu tava acompanhando pelo live timming, vi que o Barrichello estava bem lento depois do pit.

Mas sinceramente acho que esse infográfico só tem a dizer que a corrida do Hulkenberg foi boa, na medida do seu carro que não estava bom, e a do Rubinho foi ruim, e no final ele tirou o pé, levou p/ casa.

Não dá p/ dizer se Rubens volta a ser mais rápido nas outras corridas ou Hulk deslancha de vez. Vale lembrar que nas outras duas corridas, e mais especificamente no Bahrain, quando os dois levaram até o final, que o Rubens fez o inverso do gráfico de hoje...então, não dá p/ dizer muita coisa.

Engraçado é que daí os que não gostam do Rubens aproveitam a onda legal...gente, menos! Não dá p/ dizer nada ainda, exceto supor que o Hulk agora venha mais forte. Dizer que o Rubens vai cair agora em diante, vai levar pau a cada corrida, é o que vcs vão torcer para, mas q não necessariamente vá ser de fato.

Abraços à galera do Blogsport e vê se vcs voltam a aparecer no Historias e Velocidade!

Bruno disse...

Mesmo com o Hulkenberg andando melhor que o Barrichello na maioria do tempo, seu ritmo de corrida foi muito ruim, perdendo até para a Toro Rosso do Alguersuari. Se foi um fato atípico ou não, a Williams já acendeu o sinal de alerta.

No mais, com um desempenho pior, deixa a margem que não foi aquele problema na largada que minou as possibilidades do Barrichello pontuar na corrida. Veremos se o time inglês encontra essa diferença de um segundo para os times de ponta e consiga melhores resultados ao longo do ano.