sábado, 13 de março de 2010

Bahrein, dia 2: Comentários e fotos

Confira a opinião dos pilotos após a classificação para o GP do Bahrein:

#1 Jenson Button- Vodafone McLaren Mercedes

"Eu realmente tive problemas com travamento das rodas dianteiras esta tarde, mas nós resolvemos isso durante a sessão. Eu estava ficando mais feliz com o carro a cada stint, mas no Q3 alguma coisa não estava certa. Nossos engenheiros estão cuidando disso e procurando o problema. Foi uma surpresa para nós ver o ritmo dos carros mais rápidos. Hoje nós vimos quais carros fazem uma volta mais rápida, mas amanhã talvez as coisas mudem, porque esses carros trabalham de forma bem diferente quando estão com o tanque cheio. Além do que, as estratégias não são mais decididas no sábado".

#2 Lewis Hamilton - Vodafone McLaren Mercedes

Eu estou surpreso com esse resultado, definitivamente eu não esperava ser o 4º mais rápido. Mas é um bom começo e amanhã eu espero manter a posição ou ganhar pelo menos mais uma. Eu não acho que a vitória vai estar nos nossos planos amanhã, mas nós vamos dar o melhor que pudermos. Eu tive um pouco de dificuldades no setor do meio, nós estamos perdendo um pouco de downforce, mas eu sei que os caras da nossa fábrica estão trabalhando nisso. Mas essa é uma posição muito, mas muito melhor do que a que começamos na temporada passada. Cuidar dos pneus amanhã vai ser muito complicado, eu acho que as pessoas não tem idéia de como é difícil tomar conta deles nessas condições. É incrível como eles se desgastam rápido.

#3 Michael Schumacher - Mercedes GP Petronas

"Estou satisfeito com o sétimo lugar hoje depois de tanto tempo afastado da Fórmula 1. Por coincidência, é a mesma posição no grid que tive quando comecei minha carreira em Spa em 1991. Foi divertido trabalhar com minha nova equipe, e aprecio todos os seus esforços para me apoiar enquanto recupero o ritmo. Os rapazes são realmente bons, e sinto que melhoramos passo a passo durante o fim de semana. Estou ansioso pela corrida e espero ainda mais".

#4 Nico Rosberg - Mercedes GP Petronas

"Para ser honesto, esperávamos um pouco mais hoje, apesar de nos faltar ritmo para lutar pelas primeiras posições, então acho que não podemos ficar muito desapontados. Foi bastante difícil com os pneus aquecendo demais. Se você cometia um pequeno erro e saía de traseira, perdia muita aderência nas curvas seguintes. Será muito importante cuidar dos pneus amanhã na corrida. De maneira geral, é um bom começo para mim, e com um pouco de sorte, poderemos lutar pelo pódio amanhã".

#5 Sebastian Vettel - Red Bull Racing

"É uma grande surpresa conseguir a pole; não sabíamos onde estávamos em termos de performance durante os testes de inverno. Ontem foi um dia duro para nós, pois não treinamos tanto quanto gostaríamos. Foi uma longa noite para os mecânicos e havia alguns rostos cansados nesta manhã, mas todos ainda estavam dispostos. Eu sabia que tinha um bom carro. A classificação correu bem, estou muito feliz por estar na pole. Obrigado a toda a equipe, eles estiveram muito ocupados durante o último mês com muitos testes - estar no topo agora é uma boa sensação".

#6 Mark Webber - Red Bull Racing

"Fiz minha pior volta no momento mais importante hoje. Estava indo bem até a curva 16, mas não foi tão bom a partir daí. Seb fez um bom trabalho ao conquistar a pole position; havia mais no carro do que o sexto lugar hoje. É decepcionante, mas nem tudo está perdido, a corrida de amanhã é longa".

#7 Felipe Massa - Scuderia Ferrari Marlboro

"É ótimo estar de volta a ser competitivo depois de uma época tão difícil. Foi uma ótima forma de se começar a temporada e uma boa recompensa por todo o trabalho que a equipe fez durante o inverno. A corrida vai ser muito difícil, mas eu estou contente com a chance de brigar pelas primeira posições. Ontem nós fizemos uma boa preparação para a corrida e eu acho que nós estamos indo na direção certa, mas essa é apenas a primeira corrida e ainda existe muitas coisas a serem descobertas, por exemplo: a melhor hora de se trocar os pneus. Hoje eu dei o meu máximo, fazendo uma ótima volta final, enquanto que as voltas anteriores não foram tão boas. Eu quero agradecer ao Sebastien pelo que ele falou sobre mim no início da conferencia de imprensa. Fiquei muito feliz e mostrou o grande respeito que existe entre nós pilotos".

#8 Fernando Alonso - Scuderia Ferrari Marlboro

"Até hoje nós ainda não tínhamos a verdadeira idéia do quanto competitivo nós estávamos, com os nossos carros na primeira e na segunda fila nós podemos ficar satisfeitos porque isso significa que o nosso campeonato está começando bem. Eu estou feliz com meu primeiro qualify na minha nova equipe. O F10 foi muito bem no Q1 e Q2, mas depois o Vettel conseguiu ser melhor do que nós. Na minha última volta eu perdi um tempo precioso em algumas curvas, perdendo alguns décimos de segundo. Não estou surpreso em ver o Felipe na minha frente no grid, ele é meu companheiro de equipe e todos nós sabemos o quanto ele é bom nesta pista. Nós sabemos que temos um carro bom, hoje nós mostramos o potencial dele e agora nós temos oito meses para trabalhar e desenvolvê-lo".

#9 Rubens Barrichello - AT&T Williams

"Acho que a Williams foi bem hoje, não tão bem quanto qualquer um de nós gostaria, mas tivemos alguns pequenos problemas e perdemos tempo de treino ontem. Isso nos obrigou a tirar a desvantagem nesta manhã. Porém, nossa direção geral é boa, temos um bom entendimento na garagem e uma crença real na equipe. Portanto, quase chegamos à classificação final - fiquei só um pouco atrás de Jenson, então não foi tão ruim, e claro que terei pneus novos para amanhã, o que vai ajudar".

#10 Nico Hülkenberg - AT&T Williams

"Eu esperava alcançar mais na minha primeira classificação, mas não acertamos o carro perfeitamente e não consegui completar uma boa volta. Essa combinação custa muito caro, como é de se esperar na Fórmula 1, e portanto não chegamos à Q3. Provavelmente não vale especular demais sobre a corrida de amanhã, a única coisa que posso dizer com certeza é que será duro para todos, e acredito que a chave será cuidar bem dos nossos pneus".

#11 Robert Kubica - Renault F1 Team

"Nosso primeiro objetivo hoje era chegar ao Q3, então podemos ficar satisfeitos por termos conseguido isso, porém eu estou um pouco desapontado por ter ficado apenas com o 9º tempo. Eu consegui duas boas voltas no Q1 e Q2, mas na minha volta na última parte da sessão eu tive uma grande saída de traseira no hairpin da curva 16, o que me custou quatro décimos de segundo. Mas o lado bom é que agora nós temos uma visão clara de onde estamos, e parece muito bom quando vemos os carros que estão ao nosso redor. O R30 com certeza tem um grande potencial, amanhã vai ser uma corrida longa e dura, mas nosso objetivo é continuar melhorando".

#12 Vitaly Petrov - Renault F1 Team

"Para o primeiro qualify da minha vida foi um resultado normal, mas eu gostei muito do dia de hoje. Nosso objetivo era chegar ao Q2, então nós conseguimos, mas nós não tivemos muita sorte no Q2 para continuar. Amanhã é o dia da corrida e vai ser muito interessante ver como nos sairemos".

#14 Adrian Sutil - Force India F1 Team

"Estou muito feliz. Creio que foi um grande feito passar para a Q3 na primeira corrida: nosso melhor começo de temporada em muito tempo. A equipe deve se orgulhar, eu estou bastante orgulhoso, então vamos ver como serão as coisas amanhã. Nossa meta é terminar nos pontos. No momento, estou em décimo, e espero que possamos ganhar uma ou duas posições, pois sou o único carro com pneus duros, o que talvez seja uma vantagem. Fiquei surpreso com o fato dos outros estarem utilizando pneus macios, portanto nossa decisão pode dar resultado amanhã. Somos fortes com muito combustível, mas fomos muito rápidos na Q1 e na Q2 quando todos estavam com pneus macios, então podemos ganhar mais algumas posições. Trabalhamos duro ao longo do inverno e nos últimos quatro anos, é bom ver os frutos aparecendo agora".

#15 Vitantonio Liuzzi - Force India F1 Team

"Estou um pouco desapontado, pois não sabíamos o que havia ocorrido com o carro desde o treino livre. Pela manhã, ele parecia ter um bom equilíbrio e não mudamos muitas coisas, mas quando fomos para a classificação, tivemos um problema de tração. Foi por isso que não conseguimos passar para a Q3. Agora, precisamos trabalhar nisso e entender o que aconteceu, mas acreditamos que deveremos ser mais fortes na corrida, já que fomos mais rápidos em trechos mais longos ontem".

#16 Sébastien Buemi - Scuderia Toro Rosso

"É basicamente o que esperávamos, aparentemente estamos lutando com Petrov, a Sauber e a Williams. Como sempre, senti que poderia ter feito melhor, mas não muito, talvez dois décimos. Amanhã, para a primeira corrida, espero terminar nos pontos, o que neste ano significa chegar em décimo. Isso envolveria ganhar cinco posições, o que não é uma tarefa impossível, considerando que será uma prova longa e tudo pode acontecer".

#17 Jaime Alguersuari - Scuderia Toro Rosso

“Eu sabia que seria difícil chegar ao Q2. Tivemos apenas uma volta para fazer isso, e havia pouca aderência na pista. Vamos ver em que nível estaremos na corrida. Cometi um erro na minha volta rápida com pneus macios. Fiz o que pude, se levarmos em conta que o comportamento do carro nada teve a ver em relação aos testes. Trabalhamos com o carro pesado durante toda a pré-temporada. De qualquer forma, temos que trabalhar muito no carro. Acho que vamos ser melhores na Austrália".

#18 Jarno Trulli - Lotus Racing

“Temos de recolher alguns dados úteis para saber mais sobre a maneira como o carro se comporta e tentar realizar nosso objetivo principal: completar a corrida. Tivemos algum azar neste fim de semana, mas a equipe tem funcionado bem, de forma muito profissional, e nós só precisamos de um pouco mais de tempo para avançar em termos de desempenho”.

#19 Heikki Kovalainen - Lotus Racing

"Foi quase da maneira como esperávamos. O carro foi bem confiável, o que é bom e a performance foi próxima da esperada. Estou razoavelmente feliz, esta provavelmente não foi a melhor volta de classificação que eu já fiz, mas nós temos uma boa base para trabalhar para amanhã. No treino livre de ontem, o carro pareceu que seria bom na corrida e com a confiabilidade que temos, nós vamos ver o que vai acontecer amanhã. A coisa mais importante é terminar a corrida, e depois nós vamos ver onde estamos".

#20 Karun Chandhok - HRT F1 Team

"Nós saímos e foi um grande pânico. Não sei que tempo de volta eu fiz, mesmo. Só queríamos checar se o câmbio estava estava subindo e descendo para todas as marchas. Há muitas coisas para melhorar, eu nem estou confortável no banco. São as coisas que deveríamos ter feito dois meses atrás".

#21 Bruno Senna - HRT F1 Team

“Nós tivemos a primeira chance de fazer mudanças no acerto entre o treino e a classificação. O carro passou um pouco do ponto, então estava muito, muito difícil de pilotar".

#22 Pedro De La Rosa - BMW Sauber F1 Team

"Não posso dizer que estou satisfeito, porque antes de virmos para cá, esperávamos ficar mais acima no grid. Mas já soubemos ontem que esta é uma pista ruim para nós com o novo miolo. Tenho de me culpar pela perda de dois décimos, porque cometi erros na minha última volta quando forcei demais, já que não havia muito a perder. Portanto, não foi bom e será uma corrida dura para os pilotos e equipes amanhã, principalmente em termos de gerenciamento dos pneus. Temo que eles vão aquecer demais a partir da primeira volta. Apesar de não estar feliz com o resultado, de certa maneira preciso dizer que gostei da minha primeira classificação após três anos".

#23 Kamui Kobayashi - BMW Sauber F1 Team

"Depois dos testes de inverno, acreditávamos que seríamos mais velozes, mas estamos enfrentando muitas dificuldades na nova parte ondulada da pista. É claro, a temperatura está mais alta aqui, o que também é algo novo, pois agora vimos qual é o efeito entre o carro e os pneus. Temos de trabalhar realmente duro para melhorar. A prova de amanhã será difícil, mas ainda espero que nosso carro não force demais os pneus e possamos ganhar algumas posições. Sempre há a chance de pontuar".

#24 Timo Glock - Virgin Racing

“É ótimo ser o melhor das equipes novas aqui. Estou muito feliz com o que conseguimos. Esse é um resultado da equipe, e o crédito vai para todos aqueles que trabalharam duro, em condições difíceis de obter o melhor de nosso carro nesta primeira corrida. Temos uma grande montanha para escalar, mas vamos para nossa corrida de estreia depois de nosso primeiro objetivo ter sido alcançado. Penso que isso vai nos dar o impulso que precisamos para prosseguir”.

#25 Lucas Di Grassi - Virgin Racing


“A classificação foi só o começo, pois foram as primeiras três voltas do dia, já que não andei pela manhã. O importante é fazer uma corrida sólida, terminar, e aprender. Acho que esse é o principal objetivo”.

Um comentário:

Anônimo disse...

Saudações,

Felipão,

Belo post!

abs!