domingo, 28 de março de 2010

Austrália, corrida: comentários e fotos

Após um movimentado grande prêmio, acompanhe as considerações de cada piloto:

#1 Jenson Button- Vodafone McLaren Mercedes

button

“Um fim de semana fantástico. Desde a primeira volta aqui, me senti confortável no carro. A classificação foi boa – nós não estávamos no mesmo ritmo do pessoal da frente, com cinco ou seis décimos de diferença – mas nosso ritmo de corrida foi melhor. Nestas condições desfavoráveis, penso que fizemos boas estratégias e saímos com a vitória. Vocês podem dizer que tivemos sorte em alguns momentos, mas fomos consistentes e conservamos o carro. Foi um movimento necessário a colocação dos pneus slicks. Eu estava sem aderência nas curvas, e os pneus traseiros estavam se deteriorando muito rapidamente, então achamos que era a hora certa para trocar os pneus para pista seca. Ao me dirigir para os boxes, eu vi como estavam molhados e cheguei a pensar que fora um erro grave da minha parte. Ao sair do boxes, e percorrer a pista, eu só pensava “Oh, não!”. Mas eu comecei a ganhar aderência e entender o comportamento e me sentir muito bem com o carro. Fiquei atrás de Sebastian (Vettel). Conservei meus pneus, e construí uma boa diferença. Quero dar um grande obrigado para toda a equipe Vodafone McLaren Mercedes: eles fizeram um trabalho brilhante. Não apenas para chegar ao pódio, mas para o ponto mais alto, depois de apenas duas corridas. Isto é incrível. É essencial obter muitos pontos quando ainda não temos o melhor ritmo e são verdadeiramente importantes para nós. Agora vamos abaixar nossas cabeças e espero aparecer com um carro ainda melhor na Malásia na próxima semana. Essa vitória significa muito para mim. Uma grande prêmio vencido na McLaren. Soa bem, não? Agora eu só quero correr e gritar. Apenas mais uma experiência maravilhosa.”

#2 Lewis Hamilton - Vodafone McLaren Mercedes

hamilton

“Este foi provavelmente uma das pilotagens da minha vida. Ok, é possível que a decisão de fazer uma segunda parada de pneus não foi a certa, mas minha equipe é composta por  um bando de gentes brilhantes e geralmente obtemos exito. Eu acho que as coisas nem sempre podem dar certo, e isso é automobilismo. Foi decepcionante sair da pista com o Mark Webber, mas ouvi dizer que ele pediu desculpas depois da corrida e isso eu aprecio. Estou feliz com o trabalho que eu fiz - eu dirigi com meu coração e hoje o carro estava bom. Poderíamos eu e Jenson fazermos uma dobradinha hoje? Talvez sim, mas você não pode dizer com certeza. Entretanto, uma coisa eu posso dizer com certeza, é que ele fez uma grande corrida. Parabéns a ele por uma excelente primeira vitória para a Vodafone McLaren Mercedes - É um sentimento bom! Quanto a mim, vou continuar lutando. É a única forma que conheço."

#3 Michael Schumacher - Mercedes GP Petronas

schumacher

"Eu poderia ter feito uma boa corrida hoje, por isso foi uma pena que sofri um toque logo após o início. Incidente que decidiu a minha corrida, obviamente. Mas essas coisas acontecem e você tem que apenas dizer ‘isso é corrida'. Eu tive que retomar o resto da corrida da última posição, mas tenho que dizer estava me divertindo, com nosso ritmo promissor de hoje e com uma parte da corrida, estávamos indo mais rápido do que o grupo de cima. Foi bom para marcar um ponto e  levarmos esse sentimento bom para a próxima corrida, onde teremos pela frente um outro desafio."

#4 Nico Rosberg - Mercedes GP Petronas

rosberg

"O quinto lugar é um bom resultado depois de uma corrida movimentada. Tive um mau começo no molhado e me faltou ritmo pois tive problemas com a opção de pneus. O desgaste do jogo traseiro estava alto, por isso, decidi ir para um segunda parada e, com pneus novos, tentar atacar o grupo da frente. Mesmo com a vantagem dos pneus, teria sido difícil passar, uma vez que me aproximasse e, por isso, foi bom ganhar dois lugares com o incidente de Mark e Lewis, e fiquei satisfeito. Precisamos continuar a somar pontos, enquanto melhoramos o carro. De modo geral, foi um fim de semana razoável."

#5 Sebastian Vettel - Red Bull Racing

vettel

"Senti que algo estava errado uma volta antes de abandonar. Eu tinha algumas faíscas vindo acima da roda dianteira esquerda, não sabíamos o que era, e iria para os boxes. Então, duas curvas antes, haviam vibrações enormes e, logo que eu toquei no freio, teve algum tipo de falha, e acabei na brita. Não havia nada que eu poderia ter feito, eu perdi o carro e foi isso. É uma pena porque acho que tinha a corrida sob controle total em todas as suas fases, mesmo que as condições eram difíceis. Mas, para ganhar você tem que terminar. Estamos trabalhando muito para resolver os problemas de confiabilidade e chegar ao topo. Esperamos ter uma corrida sólida e ver a bandeira quadriculada na Malásia.”

#6 Mark Webber - Red Bull Racing

webber

"Meu começo foi complicado, com muita rotação da roda, mas eu estava feliz em sair em terceiro. Após o safety car, a corrida estava indo bem. Eu queria entrar nos boxes na volta que Sebastian parou para mudar para pneus de seco, mas, obviamente, quem está à frente tem a preferência. Então, tive que fazer uma volta extra com os intermediários, o que me fez perder muito tempo. Deixando os pits, não consegui usar a segunda marcha. Eu sabia que tinha de fazer as jogadas na pista. Decidimos então por uma nova parada que funcionou bem. No final da corrida pegamos os caras da frente, mas depois tivemos o incidente. Peço desculpa a Lewis sobre isso. Eu perdi todo o equilíbrio na parte da frente do carro quando cheguei perto deles, o carro levantou e eu escorreguei até bater. Infelizmente, pensava em um bom final, mas ainda é muito difícil de seguir estes carros. Fui para a luta, pois não estava feliz com o sexto lugar e queria obter um pódio, mas no final foi um dia difícil para a equipe. Nós voltaremos."

#7 Felipe Massa - Scuderia Ferrari Marlboro

massa

"Estou muito feliz com este resultado, para mim e para a equipe. Tendo em conta tudo o que aconteceu, a chuva no início, o carro de segurança, a mudança para os pneus slick quando a pista ainda estava muito escorregadia - fizemos um grande trabalho. Estas pontos são muito importantes para a classificação: Eu nunca fui muito feliz aqui no passado, e sempre tenho muitas dificuldades no início da temporada. A chave para chegar ao pódio foi o começo. Eu não consegui patinar, enquanto outros pilotos lutaram para maior aderência, consegui passar para segundo. Então, perdi alguns lugares nas fases iniciais, quando eu tive alguns problemas com a aderência, mas graças à estratégia, consegui recuperar algumas. Fui capaz de me aproximar do Kubica, mas nunca tive uma chance real de passá-lo, enquanto atrás de mim, Fernando ficou muito perto em mais de uma ocasião, tirando o máximo partido de alguns erros. Penso que os espectadores nas arquibancadas e na frente de seus televisores se divertiram hoje: você dificilmente poderia chamar essa corrida de chata! "

#8 Fernando Alonso - Scuderia Ferrari Marlboro

alonso

"Estou satisfeito com este resultado. Eu tive um começo terrível, porque eu patinei em uma linha branca e na primeira curva, sofri uma colisão com dois outros carros, de modo que terminar em quarto é muito significativo, sobretudo tendo em conta o que aconteceu com outros pilotos. Significa que temos aumentado a nossa vantagem sobre alguns dos nossos rivais mais próximos na luta pelo título. Graças à estratégia, conseguimos obter este resultado. O carro estava perfeito e nós fomos capazes de executar um trecho muito longo com os pneus macios. Quando eu encontrei-me atrás de Felipe, talvez eu poderia ter ido um pouco mais rápido, mas nós sabemos que é muito difícil passar na Fórmula 1 e, entre companheiros de equipe, não se deve correr riscos desnecessários. Se tivéssemos conseguido ultrapassar o Kubica, poderiamos ter uma história diferente, mas não foi possível. Além disso, eu também tinha que defender a minha posição contra Hamilton e Webber, que estavam com pneus mais novos do que nós. Com certeza, depois de uma emocionante corrida repleta de ação como esta, não acho que vamos ouvir falar que as corridas estão chatas! "

#9 Rubens Barrichello - AT&T Williams

barrichello

"Foi uma boa corrida, mas deveríamos ter terminado em sétimo, realmente. Nós optamos por trocar os pneus. Eu pensei que todo mundo também entraria, é por isso que eu fui por esse caminho. Mais pontos para a equipe é algo positivo. O carro é bom o suficiente, nós marcaremos mais pontos antes de chegar aos pódios.”

#10 Nico Hülkenberg - AT&T Williams

hulkenberg

“Hoje, obviamente, foi bastante decepcionante. Eu já estava na curva, quando de repente fui acertado por trás por Kamui Kobayashi. Foi um impacto muito forte. Eu não tenho certeza o que causou isso, mas é frustrante, porque eu estava ansioso para minha primeira corrida aqui ".

#11 Robert Kubica - Renault F1 Team

kubica

“Este segundo lugar, hoje, é um resultado fantástico para a equipe, após todo o trabalho duro que fizemos durante o inverno. Foi uma corrida difícil em termos de estratégia e eu parei para trocar meus pneus intermediários para slicks, logo que vi o ritmo de Button. Consegui ultrapassar Massa nos boxes e sair à frente de Button, mas foi minha primeira volta com slicks e não consegui manter a posição. Eu pensei que faria outra parada mais tarde na corrida, mas a equipe disse que não precisava se cuidasse dos pneus até o final da corrida. Eu tentei cuidar deles tanto quanto eu podia, o que não foi fácil porque eu tinha Hamilton atrás de mim e, em seguida, Massa, mas no final meus pneus duraram e conseguimos este grande resultado. Trabalhamos duro neste inverno, e sabemos que ainda há um longo caminho a percorrer antes de sermos realmente competitivos com as equipes mais rápidas, mas este é um impulso brilhante para todos na equipe."

#12 Vitaly Petrov - Renault F1 Team

petrov

"Fiz um bom começo ao ganhar oito lugares nas primeiras voltas no molhado, quando eu estava dentro dos dez primeiros. Fizemos uma mudança para os pneus slick, ao mesmo tempo que a maior parte dos pilotos, mas quando eu estava com slicks eu peguei uma zona de frenagem para a curva três e fiquei preso na brita. Estou muito desapontado porque eu acho que poderia ter marcado pontos hoje. Ainda assim, este é um grande dia para a equipe e o segundo lugar de Robert mostra a potencial do carro."

#14 Adrian Sutil - Force India F1 Team

sutil

"Tivemos um problema com o motor muito no início da corrida. Eu estava dirigindo em apenas quatro cilindros e, em seguida, perdi a potência. Foi uma pena, já que estávamos tendo um bom início. A equipe procurou tentar resolver depois que entrei na garagem, enquanto estávamos em uma posição tão boa e eu era o carro mais rápido no circuito em um trecho. Nós perdemos uma grande chance aqui, mas o que se pode fazer? É uma boa notícia para a equipe que Tonio tenha marcado alguns pontos a mais e eu vou estar trabalhando para marcar meus pontos na próxima corrida."

#15 Vitantonio Liuzzi - Force India F1 Team

liuzzi

"Outra grande corrida e um outro grande resultado para a equipe. É uma confirmação de que o ritmo que demonstramos no Bahrein e do trabalho que a equipe fez durante o inverno. Nós trabalhamos duro para este fim de semana e, terminar em sétimo lugar é um resultado brilhante nesta corrida maluca. No início da corrida, com os pneus intermediários estávamos lutando um pouco e perdi algumas posições, mas depois que eu parei para trocar os pneus para pista seca, fui capaz de recuperar e manter o ritmo de corrida. Perto do final da corrida os pneus traseiros estavam muito desgastados, mas foi o suficiente para sustentar a posição. Acho que foi um fim de semana perfeito e agora podemos olhar para a frente e pensar na Malásia."

#16 Sébastien Buemi - Scuderia Toro Rosso

buemi

“Hoje correu tudo muito mal para mim. Estive envolvido com algumas outras pessoas no acidente da primeira volta e não sei como isso aconteceu. Acho que foi o Kobayashi que freou muito tarde. Eu não tive o melhor começo, mas eu ainda estava mantendo a minha posição. Então eu fui atingido por trás na curva seis. É um final muito decepcionante para um fim de semana que parecia promissor, com uma possibilidade muito real de marcar pontos no final do domingo. Mas as corridas são assim e, pelo menos, só temos que esperar alguns dias para tentar novamente na Malásia."

#17 Jaime Alguersuari - Scuderia Toro Rosso

alguersuari

"Eu acho que por um lado estou muito feliz porque tive uma longa luta com o Michael (Schumacher), que foi bom. Estive sob muita pressão, mas era capaz de mantê-lo atrás de mim por muitas voltas até que eu cometi um pequeno erro na curva 13 e ele conseguiu me passar. Esse erro pode ter me custado um ponto, mas temos que estar felizes com o progresso que fizemos neste fim de semana, especialmente porque eu sinto que há ainda muito mais para vir."

#18 Jarno Trulli - Lotus Racing

trulli

"Infelizmente não conseguimos iniciar a corrida de hoje porque nós tivemos uma falha hidráulica no grid de largada e, apesar dos esforços da equipe, não conseguimos consertá-lo na hora de fazer a corrida. Vamos trabalhar agora para corrigir isso para a Malásia e eu estou ansioso para chegar lá e ver o que podemos fazer em Sepang."

#19 Heikki Kovalainen - Lotus Racing

kovalainen

"Eu gostei de hoje. Tive uma boa diversão lá fora. Nossa meta era terminar a corrida e desde o início, estávamos muito confortavelmente à frente de novas equipes. Quando Glock saiu, apenas foquei em manter um ritmo decente, não cometer nenhum erro e trazer o carro para casa. É difícil dizer se uma outra estratégia teria funcionado melhor - se tivéssemos parado mais uma vez e colocar um novo conjunto de pneus, que poderia ter sido melhor caminho a percorrer, mas o nosso objetivo era terminar a corrida e conseguimos novamente. Agora vamos para a Malásia com um sentimento bom e todos nós estamos ansiosos para isso."

#20 Karun Chandhok - HRT F1 Team

chandhok

"Um grande obrigado à equipe. Para finalizar é muito difícil atualmente, e estou satisfeito por causa disso. Dedico este resultado na corrida a todos os mecânicos e engenheiros que trabalharam arduamente desde o Bahrain, sem qualquer pré-temporada de testes. Este é um dia fantástico para a equipe e um grande passo à frente. Estou orgulhoso de ter terminado a nossa primeira corrida. No começo, eu pude ver um grande acidente em desenvolvimento antes de mim e tentei manter o interior para evitar problemas. Eu era capaz de evitar ser pego no rescaldo e estava na posição 16. Eu parei nos boxes na volta 8, como as Ferraris e era confortável até meados de corrida onde eu era 15. Posteriormente, mudei de pneus na volta 51, apenas 7 voltas antes do fim. Nós conseguimos o melhor resultado que poderíamos fazer hoje. Temos que continuar pressionando e trabalhando e vamos conseguir terminar ainda mais corridas."

#21 Bruno Senna - HRT F1 Team

senna

"Eu não tinha a ideia de abandonar meu segundo Grande Prêmio com uma falha hidráulica, mas é algo da corrida! Fiz uma boa largada e estava em 14 após um incidente grande na frente. É fantástico para a equipe chegar até o fim e temos uma grande quantidade de dados para trabalhar a partir daqui para a Malásia. Espero que possamos terminar com os dois carros na corrida seguinte. "

#22 Pedro De La Rosa - BMW Sauber F1 Team

delarosa

"Por um tempo a corrida foi boa, consegui ficar longe de problemas e não havia uma boa chance de obter nossos primeiros pontos. Mas, eu fiquei apreensivo, nós subestimamos a degradação dos pneus. No final, eu realmente não tinha pneu traseiro esquerdo. Durante os últimos 15 voltas era só uma questão de como manter o carro na pista. Eu estava absolutamente indefeso, quando Michael (Schumacher) e Jaime (Alguersuari) vieram me ultrapassar no final."

#23 Kamui Kobayashi - BMW Sauber F1 Team

kobayashi

"Foi como se eu tivesse tocado em um outro carro na curva três. Tudo estava muito perto e eu realmente não lembro de nada importante, mas sobre os dados parece que havia alguma coisa. Eu não tinha preocupações sobre a asa dianteira, mas algumas curvas depois ele saiu e ficou preso sob o carro. No começo eu não tinha idéia do que tinha acontecido. eu não tinha mais controle."

#24 Timo Glock - Virgin Racing

glock

"O começo da corrida foi bom. Depois de sair do pit lane eu era capaz de apanhar o Chandok e alguns outros carros e tivemos um pouco de diversão na luta com o Michael. O carro estava razoavelmente bom no molhado e seco. Foi um pouco tenso com todo o tráfego, quando tornou-se maior. Por isso, foi uma verdadeira pena que nós tivemos um problema há apenas 15 voltas do final da corrida, quando comecei a sentir que havia algo errado com a maneira como o carro estava se comportando. Eu parei e nós encontramos um problema que agora sabemos ser um calço da cambagem que trabalhou solto, e isso estava forçando a suspensão na parte traseira esquerda. Se não tivéssemos a questão da suspensão acho que teria sido bom olhar para a nossa primeira bandeira quadriculada. Então nós temos que tomar os pontos positivos e ver o que de certa forma, temos feito progressos, embora ainda há muito trabalho pela frente."

#25 Lucas Di Grassi - Virgin Racing

grassi

"A parte inicial da corrida estava boa para mim. O carro estava se comportando muito bem no início. Infelizmente, não tivemos tempo para seguir a estratégia com pneus slicks, mas as coisas estavam indo bem. Portanto, é uma pena que foram atingidos por um outro problema - um problema hidráulico - e nós tivemos que abandonar após 26 voltas. Com certeza vamos encontrar o problema, corrigi-lo e ser melhor para a próxima corrida. Estes são pequenos passos que talvez outras pessoas não podem ver, mas eles são bons passos para nós. Estamos trabalhando duro para melhorar a nossa situação e tenho confiança de que faremos."

Um comentário:

Anônimo disse...

Foi uma corridaça cheia de ação, completa...
faço so um adendo a transmissão, enquanto o Galvão se preocupava em criticar o sistema de cronometragem das paradas, ele nem prestou atenção nas paradas em si......
Quando o Schumacher entrou para os pits na hora de fazer a troca de Pneus, os mecanicos se atrapalharam, vou procurar algum video pq ate eu mesmo nw entendi ......